Bloco do Pedal anima o pós-Carnaval de SP com a energia das pedaladas

Foliões são convidados neste sábado (21) a gerar com a própria força do pedal a eletricidade que porá para funcionar o som da festa. "Se pararem de pedalar, tudo desliga"

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Bloco do Pedal  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de fevereiro de 2026

Carnablack Music, com Filó Silva e Reginaldo 16 To

Carnablack Music, com Filó Silva e Reginaldo 16 Toneladas

créditos: Divulgação/ Bloco do Pedal

E a animação carnavalesca, aliada à energia limpa da bicicleta, vai continuar neste sábado (21) na capital paulista... O Bloco do Pedal chega trazendo sua proposta de aproveitar a própria força dos foliões e folionas para gerar a eletricidade cinética usada pelos alto-falantes, instrumentos e iluminação da festa. A atração é parte do calendário oficial do pós-Carnaval de São Paulo, e acontece gratuitamente a partir das 14h em rua da zona sul da cidade, na Vila Mariana.

 

Para que os equipamentos funcionem sem interrupções, e sem depender da rede elétrica, os participantes são estimulados a pedalar as bicicletas estacionárias desenvolvidas especialmente para esse fim. “Se pararem de pedalar, tudo desliga, pois não usamos qualquer tipo de bateria ou conexão à rede de energia pública”, diz o engenheiro eletricista José Carlos Armelin, co-fundador do bloco e idealizador do sistema elétrico utilizado pela atração.

 

Programação
Durante as quatro horas de festa, três atrações não vão deixar ninguém parado, garantem os organizadores. A principal é o grupo liderado pelo músico Reginaldo 16 Toneladas (vocalista e trompetista do Funk como Le Gusta e Clube do Balanço), que vai tocar um animado Carnablack Music, com muito Tim Maia para dançar. Também se apresentarão o DJ André Sá e, para finalizar, parte da bateria da Escola de Samba Primeira da Aclimação. 

 

Além de alertar para o uso consciente da energia e estimular a atividade física dos participantes, o Bloco do Pedal promove a acessibilidade e a inclusão social. As atividades têm intérpretes em Libras, bicicletas para crianças e uma bike manual desenvolvida para que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida também possam dar a sua contribuição. A atividade inclui ainda o Chuveirinho da Greta, um pulverizador de água que refresca o ambiente, também acionado pela força humana. 

 

Serviço
Bloco do Pedal 
Quando: Sábado, dia 21/2, das 14h às 18h 
Onde: Rua Guimarães Passos, 36 (a 600 m da Estação Ana Rosa do Metrô)

 

Leia também:
História, cultura e lazer em pedal gratuito na zona leste de São Paulo
Carnaval alimentado por pedaladas
Bicicleta roda com engrenagens fabricadas em impressora 3 D
Pedal continua sendo a maneira mais eficiente de se locomover

 

Apoie o Mobilize Brasil

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário