Walter Pinheiro: Copa é oportunidade para metrô em Salvador

Em pronunciamento o senador Walter Pinheiro (PT-BA) demonstrou preocupação com as más condições do transporte público em Salvador.

Notícias
 

 |  Autor: Agência Senado / Correio do Brasil  |  Postado em: 05 de maio de 2011

Senador Walter Pinheiro (PT-BA)

Senador Walter Pinheiro (PT-BA)

créditos: Moreira

O senador classificou o sistema de ônibus da região metropolitana de Salvador como “caótico” e “abandonado”. Apontou problemas como frota envelhecida, falta de conforto e segurança e tarifas altas. Mencionando números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pinheiro lamentou o crescimento da frota de carros particulares na capital baiana, onde atualmente há um carro para cada três habitantes.

"Enquanto o transporte individual cresce exponencialmente, o transporte coletivo é abandonado. Salvador clama por uma revolução em seu sistema de transporte",  disse.

O atraso de Salvador no transporte sobre trilhos também foi alvo de críticas de Walter Pinheiro. Ele lembrou que a cidade não consegue concluir o trecho inicial de seis quilômetros de seu metrô mesmo depois de dez anos de obras. Entre os cinco maiores centros urbanos do país, acrescentou, Salvador é o único sem um sistema de metrô.

Para o senador, que dispensou “soluções mágicas” de transporte para a Copa, a conclusão das obras do metrô – incluindo outros seis quilômetros já projetados – será um legado do evento esportivo para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana. 


Concessões de rádio e TV

Na abertura de seu pronunciamento, Walter Pinheiro pediu um esforço conjunto do Congresso visando ao estabelecimento de novas regras para a concessão e renovação de licenças de rádio e TV, de modo a coibir procedimentos que classificou como “inescrupulosos”. Uma das providências propostas defendidas pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) é a exigência de comprovação da capacidade financeira para evitar que a concessão seja dada em nome de prepostos, os chamados “laranjas”. O senador espera que a comissão correspondente da Câmara acompanhe a posição da CCT.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário