Uma bicicloteca para os motoboys

A Bicicloteca, que tem sete unidades em SP e já distribuiu mais de 100 mil livros para públicos diversos, chega agora aos motoboys

Notícias
 

Fonte: Assessoria MCB  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 08 de março de 2013

A nova unidade circulará pelo bairro de Pinheiros

A nova unidade circulará pelo bairro de Pinheiros

créditos: Divulgação

 

Idealizada por Robson Mendonça, presidente do Movimento Estadual da População em Situação de Rua, e Lincoln Paiva, diretor do Instituto Mobilidade Verde (IMV), a Bicicloteca, hoje com sete unidades em São Paulo, já distribuiu mais de 100 mil livros para públicos diversos, promovendo a inclusão cultural. Em 14 de março, quinta-feira às 19h30, mais uma bicicloteca será lançada no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

 

A nova unidade circulará pelo bairro de Pinheiros, especialmente no Largo da Batata, incentivando a doação de livros com prioridade para os motoboys que atuam na região. Em apoio à ação, o MCB solicita que o público traga livros para doar no dia do evento.   

 

A biblioteca itinerante visa levar cultura para as pessoas que por diversos motivos não têm acesso a bibliotecas. A ideia de criar uma Bicicloteca do IMV nasceu da necessidade do Movimento Estadual de População em Situação de Rua em gerar oportunidades de leitura para os moradores de rua por meio de um veículo leve que pudesse entrar em praças e locais de difícil acesso, sem a necessidade de um condutor com habilitação ou de gastos com combustível, e que tivesse capacidade para carregar a maior quantidade de livros possível.

 

O MCB colabora com a iniciativa desde 2011, quando, por ocasião das atividades paralelas à exposição “A rua é nossa... É de todos nós”, a Bicicloteca foi apresentada durante um final de semana nas dependências da instituição. No ano passado, o museu abrigou o evento de doação de 10 novas unidades da biblioteca itinerante.

 

“Ao receber um livro, os novos leitores têm a missão de passar a obra adiante e desta maneira colaborar para que o trabalho alcance outras pessoas”, revela Lincoln Paiva.

 

Sobre a Bicicloteca

Bibliotecas itinerantes existem em diversas comunidades brasileiras e em outros países, sempre com a intenção de aproximar as pessoas da leitura. A Bicicloteca do Instituto Mobilidade Verde, um triciclo com capacidade para transportar 150 kg de livros, foi desenvolvida, inicialmente, para atender moradores de rua por meio do Movimento Estadual da População em Situação de Rua. O novo veículo, que circulará no bairro de Pinheiros, será a oitava unidade do projeto em São Paulo.

 

Sobre o Instituto Mobilidade Verde (IMV)

O IMV é uma ONG que trabalha com projetos de reflexão de meios de transportes alternativos mais sustentáveis, envolvendo cultura, trabalho, saúde, ecologia, inclusão social e acessibilidade. A Bicicloteca do Instituto tem um padrão diferente  das bibliotecas itinerantes convencionais, pois não apenas  empresta livros, mas os doa para as pessoas após a leitura.

 

Em apoio à ação o MCB solicita que o público traga livros para doar no dia do evento


SERVIÇO:

Lançamento da Bicicloteca dos motoboys

Dia 14 de março, quinta-feira, às 19h30 – Entrada gratuita

Realização: MCB e Instituto Mobilidade Verde

Apoio: Porto Advogados e Translig

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano - Tel.: (11) 3032-3727

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas

Estacionamento pago no local

Site: www.mcb.org.br 

Redes sociais: www.facebook.com/museu.dacasabrasileira / Twitter: @mcb_org


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário