Para cada carro vendido, uma árvore plantada. A proposta vem de Sorocaba (SP)

Projeto 'Um Veículo, Uma Árvore', lançado ontem (3) pela prefeitura da cidade paulista, teve plantio de 50 mudas, em ato inaugural no Parque dos Ipês

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 04 de junho de 2013

Plantio de muda inaugura o projeto

Plantio de muda inaugura o projeto

créditos: Mário Chaves/Prefeitura de Sorocaba

 

O projeto "Um Veículo, Uma Árvore", da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba (SP) tem como objetivo divulgar uma lei municipal (Lei nº 8.568, de 2008) que obriga concessionárias de veículos automotores a plantar mudas para cada veículo zero-quilômetro vendido na cidade paulista.

 

O evento de inauguração foi realizado no Parque dos Ipês, na zona norte da cidade.

 

O projeto contribuirá com o plantio de mudas no município e, consequentemente, com a diminuição do dióxido de carbono, emitido em grande parte pelos veículos, responsável pelo efeito estufa.

 

Concessionárias participam

Representantes de 26 concessionárias estiveram presentes no evento de inauguração para o plantio simbólico de 50 mudas de árvores.

 

De acordo com secretária do Meio Ambiente (Sema), Jussara de Lima Carvalho, 30 lojas de veículos novos vão participar do projeto. As concessionárias serão responsáveis pela compra e o plantio das mudas, enquanto a Secretaria do Meio Ambiente definirá a espécie e o tamanho. Além disso, também cuidará da manutenção da área.

 

Inicialmente, as árvores serão plantadas no Parque dos Ipês, que fica no final da avenida Olinda Aires Paulete, esquina com a rua Élcio R. Bueno, no Jardim Santa Marina, na zona norte de Sorocaba. O local, com 300 mil m² de área, foi um antigo lixão transformado em parque público em 2012.

 

Dados da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) demonstram que cerca de 2 mil veículos são vendidos mensalmente em Sorocaba, entre carros de passeio, caminhões, motocicletas e utilitários. Com a nova lei, Sorocaba deve ganhar 24 mil novas árvores por ano, caso a média de carros novos vendidos seja mantida.

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário