Em Mato Grosso, desapropriação com VLT será 80% menor

Técnicos apresentaram ontem a uma comitiva de políticos de Mato Grosso as vantagens da implantação do transporte coletivo sobre trilhos.

Notícias
 

 |  Autor: Ana Rosa Fagundes / Diário de Cuiabá  |  Postado em: 10 de junho de 2011

O deputado José Riva (PP) participou da reunião

O deputado José Riva (PP) participou da reunião

créditos: rdnews.com.br

Estudos da viabilidade do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) apresentados ontem em São Paulo ao governador Silval Barbosa (PMDB) mostram que a área a ser desapropriada para sua construção chega a ser 80% menor que a do BRT (Bus Rapid Transit).

Em reunião que durou cerca de quatro horas, técnicos fizeram explicação sobre a viabilidade do VLT ao governador, ao presidente da Agecopa, Eder Moraes, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), e ao deputado Sérgio Ricardo (PP). “Sabemos que para o BRT teremos 1.300 desapropriações. Apesar de não termos o número exato de imóveis que precisariam ser desapropriados com o VLT, deu para perceber que o número é infinitamente menor, chegando a 80%”, disse Riva.

Conforme o deputado Riva, o que está sendo analisado agora é o preço do VLT, porque prazo hábil para a construção existe, sendo de 24 meses. Apesar da longa reunião, o deputado afirmou que ainda não se pode falar em valor porque existe a questão tributária. Obras da Copa podem recebem isenção que vão desonerar consideravelmente os custos.

Além disso, detalhes que fazem a diferença no custo não foram definidos, como o tamanho do vagão do VLT. “É um sistema complexo, que merece atenção, por isso não podemos sair falando em valores antes de ter certeza sobre a questão”, explicou Riva.

No entanto, quando se começou a discussão da troca do projeto de BRT (espécie de corredor exclusivo para ônibus articulados), a previsão era de que o VLT custasse o dobro do valor. Para o projeto do BRT, o governo já tem reservados R$ 450 milhões. Uma das vantagens do VLT seria o menor número de desapropriações, que vai evitar custos e brigas jurídicas com os proprietários.

Nesta semana, técnicos que fizeram o estudo estarão em Cuiabá para dar continuidade aos trabalhos. E dentro de uma semana o governador deve anunciar a escolha entre VLT e BRT.

Até o ano passado a Agecopa tinha como projeto a implantação do BRT. Este ano, no entanto, começaram as discussões pelo VLT, defendido principalmente pelo deputado Riva. O novo modal debatido, embora mais caro, é mais moderno, mais rápido e tem maior tempo útil de vida, segundo o parlamentar.

No começo do mês passado o governador, o presidente da Agecopa e uma comitiva de deputados chegaram a ir a Portugal conhecer o sistema VLT e conversar com empresários do ramo. Embora a questão não esteja fechada, o próprio presidente da Agecopa manifesta que tem preferência pelo VLT.


 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário