Cidades, como transformá-las? Comece por sua calçada

Pequenas intervenções que podem "curar" as cidades brasileiras e promover mudanças importantes na mobilidade urbana. Leia o Editorial do Mobilize

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 11 de setembro de 2014

Rio Cheonggyecheon, Seul (Coreia do Sul)

Rio Cheonggyecheon, em Seul: transformação radical em 4 anos

créditos: Iongzijun/Creative Commons

 

O Brasil tem hoje cerca de 85% de sua população vivendo em cidades. São  173 milhões de pessoas que convivem, trabalham, estudam e se divertem nos aglomerados urbanos. É uma situação completamente diferente do país dos anos 1950 e 1960, quando a maioria dos brasileiros estava no campo, segundo os registros do IBGE.
 

Os dados foram apresentados pelo arquiteto e urbanista Sergio Myssior durante o III Fórum Mobilize, realizado dia 5 passado, em São Paulo. Essa concentração de gente em apenas 0,25% do território nacional faz crescer as demandas por energia, habitação, saneamento, saúde, educação e mobilidade urbana em todas as cidades, mas especialmente nas regiões metropolitanas.
 

No entanto, como lembrou o jornalista Gilberto Dimenstein no mesmo Fórum, é exatamente dessa fricção entre pessoas e recursos nos centros urbanos que nasce a fagulha do conhecimento e da inovação. O fenômeno é mundial, e o Brasil apenas está na vanguarda do processo. Dimenstein lembrou o decréscimo da importância dos países e a correspondente valorização das cidades no cenário internacional.
 

As cidades - com sua concentração - tendem a ser mais eficientes para o desenvolvimento humano, desde que dotadas de boas redes de serviços, comunicação e mobilidade. Sem bons sistemas de transporte - que dispensem o uso do carro - as cidades brasileiras perderão competitividade, avisam os urbanistas. E aí está um dos pontos frágeis do país, que continua a vender a solução individual como a única possibilidade de transporte com segurança e conforto.

Mesmo as obras mais recentes comprovam a falta de planejamento na mobilidade urbana, como mostrou o arquiteto Myssior na falta de conexão entre dois sistemas de BRTs recém-implantados em Belo Horizonte, obrigando os usuários a longos trajetos por duas enormes passarelas, além do pagamento em dobro da tarifa. Com tantas desvantagens, é natural que  as pessoas optem pelo carro ou moto.
 

O potencial de mudança, afirmaram Myssior e Dimenstein, não está apenas nos grandes projetos, mas sobretudo em medidas mais simples e econômicas, a exemplo dos parklets (pequenas praças construídas em vagas de automóveis), apresentados por Lincoln Paiva, diretor do Instituto Mobilidade Verde. Ele mostrou que a simples decisão de plantar flores na fachada de sua casa, prédio ou loja pode ser o toque inicial para transformar uma rua, um bairro. São como agulhas de uma "acupuntura urbana", sugeriu Dimenstein ao citar o urbanista Jaime Lerner: pequenas intervenções localizadas podem mudar a saúde do todo, disse o jornalista. Entre outros exemplos, Lincoln mostrou o processo de despoluição e reurbanização na várzea do rio Cheonggyecheon, em Seul, Coreia do Sul (foto), processo realizado em apenas 4 anos.
 

Assim, a implantação de novas calçadas, como faz a cidade de Salvador em sua orla, a construção de ciclovias em Brasília, Rio, São Paulo, ou a simples melhoria da sinalização para pedestres, como pede a campanha Sinalize! podem ser indutoras de um novo tipo de urbanismo.
 

A propósito, as duas próximas semanas prometem muito movimento em função da Semana da Mobilidade, em várias capitais do Brasil, tal como FortalezaBelo Horizonte e em vários bairros de São Paulo.
 

Participe e ajude a "curar" sua cidade.

 

Leia também:

Mobilidade urbana: conheça as propostas dos candidatos à Presidência 

Virada da Mobilidade em Belo Horizonte: Participe! 

Veja como foi o III Fórum Mobilize 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário