Motoristas ignoram faixa de ônibus na Barão de Mauá

De janeiro a setembro deste ano a primeira faixa exclusiva de ônibus de Mauá registra 1.897 multas aplicadas por invasão e estacionamento em horários proibidos

Notícias
 

Fonte: Diário do Grande ABC  |  Autor: Daniel Macário  |  Postado em: 10 de outubro de 2014

Faixa exclusiva na Barão de Mauá

Faixa exclusiva na Barão de Mauá

créditos: Evandro Oliveira/ PM

 

A três meses de completar um ano de funcionamento, no dia 26 de dezembro, a primeira faixa exclusiva de ônibus de Mauá ainda registra desrespeito por parte dos motoristas. Instalada na Avenida Barão de Mauá, teve, de janeiro a setembro, 1.897 multas aplicadas por invasão e estacionamento em horários proibidos.

 

Os números obtidos junto à Prefeitura mostram que sete veículos são multados por dia no trajeto. Levando em consideração o horário de funcionamento da faixa, das 5h às 8h no sentido Centro, e das 17h às 20h no sentido bairro, apenas durante os dias úteis, é possível observar que um veículo é multado a cada hora.

 

Apesar de os números já serem altos, a equipe do Diário constatou ontem que o desrespeito é ainda mais frequente. Em 15 minutos de observação fixa em frente ao Supermercado Coop, das 7h45 às 8h, foram 44 veículos flagrados trafegando na faixa exclusiva de ônibus no sentido Centro.

 

Morador da região, Oscar Milton relata que a ausência de câmeras agrava ainda mais o problema. “Algo que me chama a atenção no trânsito é a falta de fiscalização. Exemplo disso é que, todos os dias, há carros e motos na faixa exclusiva para ônibus.”

 

Residente do Jardim Alto da Boa Vista, a jovem Verena Hortega utiliza um dos ônibus que passam pela faixa exclusiva diariamente. Apesar das mudanças, ela demonstra descontentamento com os resultados. “Os motoristas não deveriam invadir, e invadem. Os ônibus demoram muito para chegar no terminal, com a implantação da faixa achei que iria melhorar, mas isso não aconteceu, infelizmente.”

 

Apesar das declarações, a administração municipal avalia que houve melhora significativa no tempo de trajeto nos horários de vigência da faixa exclusiva de ônibus. De acordo com levantamento feito pela Prefeitura, o trajeto por toda a avenida, que levava 35 minutos, agora é feito em 15 minutos.

 

Questionado sobre a fiscalização do local, o Executivo informou que até o fim do mês serão instaladas câmeras de monitoramento.

 

AMPLIAÇÃO

 

Sobre a declaração do secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Azor Albuquerque, de que projetava a ampliação da faixa exclusiva de ônibus para a Avenida Castelo Branco para o mês de agosto, a administração pública do município declarou ainda estar em fase de estudos para estender o modelo para outras vias.

 

Apesar de o Paço Municipal avaliar positivamente a experiência da faixa exclusiva na Avenida Barão de Mauá, o projeto de expansão não tem data de início para as demais regiões.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Michael - 09 de Novembro de 2021 às 17:45 Positivo 0 Negativo 0

Hoje chegou para mim duas multas no mesmo dia uma às 17:45 e a outra 16:17 trafegar na faixa do ônibus sendo que o horário é 17:20 vergonha esse país 09/11/2021

gisele - 11 de Novembro de 2014 às 07:12 Positivo 1 Negativo 0

Ao transitar as 6:30 pela avenida Baráo de Mauá, vemos 1 no máximo 2 ônibus em toda extensão da via. percebemos os pontos lotados de passageiros e a fila de carros na faixa esquerda quilométrica. um percurso de 10 minutos, hoje é feito em 40 minutos.

gisele - 11 de Novembro de 2014 às 07:08 Positivo 3 Negativo 0

Realmente, nosso executivo não conhece a cidade que administra, tampouco as necessidades basicas da cidade são observadas pelos secretários de suas pastas. Esta faixa exclusiva de ônibus possui intenção clara de arrecadação.

Clique aqui e deixe seu comentário