Em Salvador, 50 km de calçadas já foram recuperados

Programa da Prefeitura da capital baiana tem como meta recuperar 120 km de calçadas, até 2016

Notícias
 

Fonte: Pref. de Salvador /Assessoria  |  Autor: Agecom/ Mobilize  |  Postado em: 23 de outubro de 2014

Calçada renovada no bairro de Politeama

Calçada renovada no bairro de Politeama

créditos: Divulgação

 

O programa Eu Curto Meu Passeio, da Prefeitura de Salvador, divulgou o balanço dos passeios, públicos e privados, já recuperados até agora. Foram 50 km de passeios, em diferentes áreas da cidade. A meta do programa é a recuperação, até 2016, de 120 km de calçadas em todo o município, tendo como foco a mobilidade urbana e a acessibilidade. Para as áreas públicas de responsabilidade do município, a previsão de investimentos é da ordem de R$ 20 milhões, informa a administração.

 

A coordenação do programa está a cargo da Superintendência de Controle e ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), em parceria com Casa Civil, Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

 

O superintendente da Sucom, Silvio Pinheiro, explica que, por lei, a responsabilidade pela manutenção e limpeza das calçadas é do proprietário do imóvel, seja um particular ou um ente público. Por conta disso, os proprietários de imóveis são notificados para que promovam a recuperação dos passeios, conforme modelo desenvolvido pelos técnicos municipais. Desde o início do programa, 30 km de passeios particulares já foram recuperados, além dos 20 km públicos, de responsabilidade do governo municipal.

 

Entre as áreas da cidade que receberam obras de novos passeios, estão as avenidas Suburbana, ACM, Juracy Magalhães Jr., Lafayete Coutinho (Contorno) e ruas dos bairros do Bom Juá, Lobato Luiz Anselmo, Itaigara e Politeama.  

 

Segundo o presidente da Desal, Marcílio Bastos, o programa assegura à população o direito de circular com segurança e tranqüilidade e dentro dos padrões de acessibilidade. “Salvador sempre teve problemas graves da manutenção dos passeios. Essa iniciativa da Prefeitura devolve o passeio para os pedestres”, destaca. Além das obras de recuperação, foram adotadas medidas para garantir a mobilidade do pedestre, como a retirada de construções irregulares e veículos estacionados em passeios e calçadas da cidade.

 

 

Calçadas da capital baiana são recuperadas com sinalização podotátil. Foto: Divulgação


Leia também:

Cidades, como transformá-las? Comece por sua calçada 

Um dia no trânsito (caótico) de Salvador-BA

Em Salvador, donos de imóveis põem mão no bolso para arrumar calçadas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário