Paradinha reúne famílias em Brasília no Dia das Crianças para pensar no trânsito

Cerca de 1.500 pessoas participaram de passeio ciclístico no Parque da Cidade em Brasília nesta quarta-feira (12)

Notícias
 

 |  Autor: Ministério das Cidades  |  Postado em: 13 de outubro de 2011

Paradinha

Paradinha

créditos: Rodrigo Nunes/MinCidades

A criançada coloriu o Parque da Cidade em Brasília neste Dia da Criança (12) durante o passeio ciclístico da Paradinha, promovido pelo Ministério das Cidades e Denatran. Cerca de 1.500 pais, mães e filhos pedalaram, aproveitaram jogos, brindes, música, brincadeiras e aprenderam mais sobre o trânsito.


O evento iniciou às 9 horas, durante concentração na administração do Parque. No local, além de andar de bicicleta, as crianças receberam balões e mil kits educativos, com mochila, camiseta, adesivo e folder. Palhaços e animadores ajudaram a passar mensagens de segurança no trânsito. Foram distribuídas também água e frutas para os participantes.


O objetivo era mostrar às crianças e a seus pais a importância da prevenção e do autocuidado no trânsito para a preservação da vida. O Governo do Distrito Federal (GDF) foi parceiro neste evento, promovendo o jogo Girotran, com perguntas sobre comportamento seguro no trânsito.


Saiba mais – Estudo recente realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) aponta para a preocupante realidade dos acidentes de trânsito envolvendo crianças no Brasil. Entre 2000 e 2007, considerando os acidentes nos quais houve identificação da idade das vítimas, 187.600 mil crianças, de 0 a 12 anos, sofreram acidentes de trânsito, sendo que 8.029 morreram.


De acordo com a Coordenadora de Educação no Trânsito do Denatran, Maria Cristina Andrade Hoffmann, os números apresentados demonstram a necessidade e a urgência da adoção de medidas, sobretudo educacionais, capazes de reverter esta situação que pode ser configurada como uma séria questão de saúde pública. “A comemoração do dia da criança é um momento oportuno para levar as crianças e seus pais a refletirem sobre comportamentos seguros no trânsito”, concluiu.

 

Paradinha

Paradinha

créditos: Rodrigo Nunes/MinCidades

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário