Balanço da Copa aponta que Brasília não começou obras de mobilidade

As coisas no DF caminham a passos largos, diz chefe de gabinete de Agnelo. Projeto do VLT deve ser licitado até o final de setembro, segundo Monteiro.

Notícias
 

 |  Autor: G1  |  Postado em: 14 de setembro de 2011

Mapa do VLT de Brasília

Mapa do VLT de Brasília

créditos: brasilia2014.com.br

O governo divulgou nesta quarta-feira (14), no Palácio do Itamaraty, o balanço das ações para a Copa do Mundo de 2014. O documento mostrou que, das 12 cidades-sede, sete ainda não deram início as obras de mobilidade urbana voltadas para a competição. Brasília está entre as cidades que ainda não começaram estas obras.


De acordo com o governo, o investimento em mobilidade urbana nas sete cidades em que as obras ainda não começaram é de R$ 7,159,7 bilhões.


O secretário executivo do Comitê Organizador Brasília 2014 e chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz, Cláudio Monteiro, participou do encontro e afirmou que “as coisas no DF caminham a passos largos, sem nenhum contratempo com relação à mobilidade nem para o estádio”.


Monteiro afirmou ainda que o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve ser licitado até o final deste mês. O início da obra está previsto para 31 de dezembro, com término em dezembro de 2013. “Para mobilidade, além do primeiro trecho do VLT, teremos também o Veículo Leve sobre Pneus (VLP) cortando os eixos até a chegada do Plano Piloto. Esperamos que na sexta-feira (16) possamos ter a liberação da obra na DF-047”, afirmou.


De acordo com o secretário executivo do comitê, 38% das obras do Estádio Nacional de Brasília estão prontas. “Já estamos fechando o anel da primeira arquibancada. A obra está em pleno vapor. Temos três mil operários em turno normal e o governador determinou um terceiro turno noturno, com 1,5 mil operários”, disse.


Durante programa de rádio nesta terça-feira (13), o governador Agnelo Queiroz disse que Brasília ainda não está preparada para receber milhares de turistas e torcedores. “Ainda não totalmente, mas vai estar. Vamos preparar a nossa cidade para receber pouco mais de 200 mil turistas. Nós vamos fazer grandes investimentos na área de transporte. Quando chegar a Copa, o sistema de transporte do Distrito Federal será outro”, afirmou.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Breno Oliveira Nunes - 21 de Setembro de 2011 às 09:27 Positivo 0 Negativo 0

Fui eleitor do Agnelo e espero que as promessas de campanha em relação a mobilidade urbana sejam cumpridas. Segue abaixo algumas das promessas: 1) VLT e Metrô até o final da Asa Norte 2) Estacionamentos subterrâneos na esplanada, etc.

Clique aqui e deixe seu comentário