10 obras da Copa de mobilidade urbana de Cuiabá devem ficar prontas este ano

Outras 4 obras devem ficar para 2016, conforme novo cronograma. Conclusão do VLT e da Arena Pantanal não estão entre as prioridades

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Fonte: G1 MT  |  Autor: Kelly Martins  |  Postado em: 14 de maio de 2015

Trincheira do Santa Rosa em Cuiabá está na lista

Trincheira do Santa Rosa em Cuiabá está na lista

créditos: Maraisa Marcondes/Centro América FM

 

Pelo menos 10 obras da Copa do Mundo de 2014 deverão ser concluídas pelo governo do estado até dezembro deste ano. Os projetos integram o pacote de mobilidade urbana e, conforme o novo cronograma elaborado pela Secretaria de Estado de Cidades (Secid), herdeira das obras pendentes do Mundial, deve ser liberado inicialmente o valor de R$ 50 milhões para o retorno dos serviços. O cronograma prevê ainda que outras quatro obras sejam finalizadas até 2016, somando assim o total de 14 entregues em menos de dois anos.

 

Porém no pacote não está previsto o término das obras do Veículo Leve Sobre os Trilhos (VLT), modal de transporte que ligará Cuiabá a Várzea Grande, região metropolitana, e nem da Arena Pantanal.

 

A previsão é que a duplicação da Estrada da Guarita, em Várzea Grade, por exemplo, seja iniciada já no próximo mês, como também a Rodovia Mário Andreazza (MT-444) e a Estrada do Moinho. A obra que compreende a Trincheira Jurumirim/ Trabalhadores, a maior de todas as trincheiras com 960 metros de extensão, está na lista de prioridades do governo para este ano que prevê ainda o término da Trincheira Santa Rosa, prometida para melhorar a mobilidade urbana para a Copa. Nesse último caso, o governo está analisando a assinatura de um segundo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), Ministério Público Estadual (MPE) e representantes da atual empresa responsável pela projeto, para corrigir falhas na obra.

 

A pavimentação no entorno da Arena Pantanal, como obras do complexo viário do Tijucal, também no viaduto Dom Orlando Chaves, localizado na Avenida da FEB, em Várzea Grande, de contenção e recuperação do “Morro do Despraiado” (denominado Morro Xavantes e que passou a oferecer riscos após a entrega da obra do viaduto do Despraiado), e a implantação de um sistema de iluminação de trechos entre as duas cidades, devem ser concluídos até o mês de dezembro.

 

Já para 2016 está previsto o retorno das obras nos Centros Oficiais de Treinamento da Barra do Pari (em Várzea Grande) e do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), bem como a restauração do córrego 8 de Abril (Mané Pinto) e a construção da Avenida Parque do Barbado.

 

VLT

Iniciadas em 2012, as obras de implantação do metrô de superfície Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá deverão extrapolar em mais de quatro anos o prazo inicial de conclusão, sendo finalmente entregues à população da região metropolitana em setembro de 2018. A previsão é do consórcio de empresas responsáveis pela execução do projeto, licitado por R$ 1,477 bilhão e que atualmente se encontra com os trabalhos paralisados. 

 

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