Em MG, presos podem pedalar para gerar energia limpa (e em troca têm redução de pena)

Quatro bicicletas que estavam paradas na delegacia da cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG) foram instaladas no pátio do presídio, para viabilizar o projeto

Notícias
 

Fonte: The Greenest Post  |  Autor: Débora Spitzcovsky  |  Postado em: 15 de junho de 2015

Os presos podem pedalá-las, em revezamento, das 8h

Presos podem pedalá-las, em revezamento, das 8h às 17h

créditos: Divulgação/Presídio de Santa Rita do Sapucaí

 

A cada 16 horas em cima da bike, 24 horas a menos dentro da prisão. Essa é a matemática do projeto Uma Luz para a Liberdade, implantado no Presídio de Santa Rita do Sapucaí, no interior de Minas Gerais.

 

A ideia foi do juiz José Henrique Mallmann, que ao ver na internet uma academia de ginástica que usava a energia cinética – isto é, de movimento – produzida pelos clientes para fazer os equipamentos elétricos funcionarem, quis trazer a iniciativa para dentro da prisão de Santa Rita do Sapucaí. “Afinal, a saúde do preso é responsabilidade do Estado”, disse em entrevista ao Jornal do Brasil.

 

Quatro bicicletas que estavam paradas na delegacia da cidade foram instaladas no pátio do presídio, para viabilizar o projeto. Os presos podem pedalá-las, em revezamento, das 8h às 17h. Os minutos que passam em cima da magrela são, então, contabilizados pelos guardas e garantem redução de pena para os detentos.

 

E a energia produzida pelas pedaladas? Fica armazenada em uma bateria e é usada, todas as noites, para iluminar uma das principais praças da cidade. Assim, os presos podem se exercitar na prisão, ‘matar o tempo’ e, de quebra, ajudar a comunidade. Curtiu?

 

Segundo Mallmann, a iniciativa está fazendo sucesso – dentro e fora do Brasil. Até autoridades da China já entraram em contato para conhecer o projeto e, quem sabe, reproduzi-lo do outro lado do mundo. Já pensou se a ideia pega?

 

Leia também:

Ministro anuncia recurso de R$1,75 bi para metrô de BH 

Homens são 76% dos envolvidos em acidentes de trânsito em BH 

Ciclistas de BH querem se reunir no Ministério Público para discutir ciclovias 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário