Boa Vista passa a ter frota de ônibus acessível

A Prefeitura de Boa Vista vai entregar no início de julho 12 veículos novos, com ar condicionado, poltronas estofadadas, iluminação em led e elevador para cadeirantes

Notícias
 

Fonte: BV News  |  Autor: BV News  |  Postado em: 25 de junho de 2015

Os veículos chegaram na última sexta-feira, 19

Os veículos chegaram na última sexta-feira, 19

créditos: Marcos Lima

 

A partir do próximo mês a frota de ônibus vai circular pelas ruas da cidade com 100% de acessibilidade. Como parte da programação de aniversário do município, a Prefeitura de Boa Vista vai entregar no início de julho 12 novos veículos 0/km, com ar condicionado, poltronas estofadas, iluminação em led e elevador para cadeirantes. Todos com capacidade para atender 50 pessoas sentadas, garantindo conforto e segurança aos usuários.

 

Os veículos chegaram na última sexta-feira, 19. Nos próximos dias, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) fará a vistoria e todo o tramite de documentação. Com os novos ônibus, sobe para 100% o índice de acessibilidade da frota, que antes era de 90%.

 

De acordo com a diretora de Mobilidade Urbana da Emhur, Veronice Romão, Boa Vista é uma das poucas capitais com transporte coletivo acessível para deficientes. “Desde 2013 estamos investindo na melhoria do nosso transporte. Antes tínhamos ônibus velhos e sucateados, mas agora toda nossa frota será acessível. Além disso, algumas linhas foram alteradas para atender a todos os bairros”, afirmou.

 

Na capital de São Paulo, 75% dos ônibus são adaptados. Em Recife, apenas 66% têm elevador. No Rio de Janeiro, somente 76% dos coletivos estão preparados para receber passageiros com deficiência. Em Belo Horizonte 89%, dos transportes possuem acessibilidade. Para a prefeita Teresa Surita, ter uma frota com 100% de acessibilidade é uma forma de dar um passo a frente.

 

“Sabemos que temos muito para fazer, mas se formos observar já evoluímos bastante. O transporte coletivo é um problema em muitas cidades do Brasil e o nosso objetivo é fazer daqui uma referência para outros locais. São veículos novos e que garantem mais segurança e agilidade para os passageiros. Com o projeto de Mobilidade Urbana, vamos melhorar ainda mais essa realidade”, frisou a prefeita.

 

Em 2013, Boa Vista tinha à disposição 60 ônibus, com idade média de 12 anos, que faziam apenas 10 linhas – ou seja, rotas. Apenas 40% dessa frota tinha acessibilidade. Hoje em dia, além dos 75 veículos, 12 são zero e 10 são seminovos. Agora, com a média de idade dos ônibus sendo de seis anos, são oferecidas 17 linhas.

 

Para melhor atender a população, foram criadas mais três linhas diretas. O conjunto Pérola e os bairros Nova Cidade e Cauamé passaram a ser contemplados. A rota do ônibus Cauamé-Direto passou a dar acesso ao Pátio Roraima Shopping; a linha 315, do Conjunto Pérolas, foi alterada para atender a região de chácaras do bairro Senador Hélio Campos com horários pré­estabelecidos e priorizando os momentos de pico, atendendo os moradores das localidades e alunos do Senac.

 

Leia também:

Projeto prevê gratuidade em ônibus de Boa Vista a quem faz hemodiálise 

Boa Vista faz licitação de projetos de Mobilidade Urbana 

Aventureiro que percorre américas de bicicleta passa por Roraima 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário