Redução de velocidade nas cidades: O que você acha desta proposta?

Na mesma linha de grandes cidades mundiais, São Paulo começa hoje (20) a reduzir a velocidade na área urbana. O que você acha da proposta? Responda à nossa enquete

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize  |  Postado em: 21 de julho de 2015

Devagar, pedestres e ciclistas na pista!

Zona 40km/h no centro de São Paulo

créditos: EBC
 
Na semana passada publicamos uma nota sobre o plano da prefeitura paulistana de iniciar a redução gradativa da velocidade do tráfego em alguns corredores de grande movimento, como as avenidas Marginais Tietê e Pinheiros. A ideia é "acalmar" o trânsito da cidade para evitar os milhares de acidentes que ocorrem todos os anos. O tema gerou grande discussão nas redes sociais, com argumentos pró e contra a proposta

Por exemplo, o especialista em engenharia de transportes Horácio Figueira defende as reduções. “O fluxo máximo não corresponde à velocidade máxima. Isso não é teoria. É teoria e prática comprovada”, afirma. Figueira diz que vários estudos apontam que o fluxo é maior quando a velocidade gira em torno de 50 km/h e 60 km/h, e não 120 km/h.
 
Cálculos do especialista, entrevistado pelo portal G1, mostram que em um percurso de 5 km, ganha-se 58 segundos em uma velocidade de 90 km/h em relação ao novo limite, de 70 km/h. “É um ganho de tempo muito pequeno, já a redução da energia do impacto quando a velocidade cai de 90 km/h para 70% é de 40%”, diz.
 
Contra
Já para o professor do Mackenzie de Campinas Luiz Vicente Figueira de Mello Filho, especialista em mobilidade urbana, a Prefeitura não apresentou estudos consistentes para justificar a redução. Ele alega que a velocidade máxima é definida tendo em conta fatores como cruzamentos e fluxos de cada tipo de veículos, e que cálculos com base nesses fatores não foram divulgados. “Sem um fundamento técnico, a medida acaba ficando fragilizada. Acaba até podendo aumentar o número de acidentes porque as pessoas podem frear bruscamente nos pontos com radar”, disse. 
 

Vote em nossa enquete
Estamos lançando uma enquete com três alternativas para que nossos leitores possam opinar sobre essa redução, que - se der certo - poderá ser levada a outras cidades do Brasil. Leia a matéria, registre sua opinião na enquete aqui ao lado e, se puder, deixe também um comentário.  >>>>>>>>>> 
Participe!


Leia também: 
São Paulo vai reduzir velocidade do tráfego 
Trânsito de São Paulo mata ou fere 3 por hora 
Número de atropelamentos por ônibus sobe 31% em São Paulo 
Jovens têm mais medo de motoristas perigosos que de cobras ou da morte, diz pesquisa  
Informações Adicionais
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

SYLVIO ALVES DE FREITAS - 31 de Julho de 2015 às 12:22 Positivo 1 Negativo 0

CONHECI PREFEITOS COMO PRESTES MAIA, FARIA LIMA . PAULO MALUF, QUE DESAPROPRIARAM ÁREAS, FIZERAM GRANDES AVENIDAS, PONTES, PASSARELAS, TUNEIS PARA MELHORAR O TRANSITO, FORAM PREFEITOS COM MENTALIDADE ABERTA, UM DIA VOLTAMOS LÁ. ARQ. SYLVIO FREITAS

Clique aqui e deixe seu comentário