Procurador-geral se diz contra 'judicialização' no caso das Marginais (SP)

Gestão Haddad enfrenta investigação sobre medida de redução de velocidade nas marginais movida pelo Ministério Público Estadual de São Paulo

Notícias
 

Fonte: Estado de Minas  |  Autor: Agência Estado  |  Postado em: 30 de julho de 2015

Velocidade máxima nas marginais foi reduzida

Velocidade máxima nas marginais foi reduzida

créditos: Arte/R7

 

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa, disse ser contra a judicialização do programa de redução de velocidade das Marginais, mas afirmou que a Prefeitura deve estar "sujeita a controle social e jurisdicional". No Ministério Público Estadual (MPE), chefiado por Rosa, a gestão Haddad enfrenta uma investigação sobre a medida.

 

"Pessoalmente, sou favorável ao diálogo. Eu não gosto da ideia de judicialização de conflito, sobretudo esses, que envolvem muitos interessados", disse o procurador-geral. "Acho que os dados técnicos que devem ter embasado a decisão política da Prefeitura precisam ser conhecidos e eventualmente revistos. Por isso sou a favor do diálogo e não da judicialização", disse Rosa.

 

Questionado se é a favor ou contra a redução de velocidade nas Marginais, ele disse que vai se posicionar "só se os dados técnicos confirmarem que com isso (a medida) tem melhora da mobilidade urbana e ampliação da segurança".

 

Para o promotor de Habitação e Urbanismo Marcus Vinícius Monteiro dos Santos, responsável pelo inquérito do MPE, apesar de a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ter apresentado ao órgão os dados quantitativos sobre mortos e feridos nas Marginais do Pinheiros e do Tietê, falta qualidade ao levantamento, uma vez que os engenheiros da companhia não apresentaram como os acidentes aconteceram e em quais velocidades.

 

Na quarta-feira (29), a reportagem mostrou que o gasto social com acidentes, mortos e feridos nas duas vias era de R$ 189 milhões em três anos, de acordo com a Prefeitura. O prefeito Fernando Haddad (PT) disse ainda que quis informar os dados à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tenta cassar a medida na Justiça, mas a entidade teria recusado.

 

"Eu propus à OAB o encaminhamento dos estudos antes de eles tomarem essas medidas e eles se recusaram. Criaram um fato. Se estivessem interessados nas informações, teriam recebido", disse Haddad, que ontem assinou com Elias Rosa um termo de parceria entre Prefeitura e o MPE para combater a violência contra os jovens da capital paulista. Na sexta, Haddad disse que a OAB adotou uma posição de "antagonismo" quanto à política.

 

A informação sobre o custo social das Marginais está na contestação da Prefeitura apresentada à Justiça na última segunda-feira. O documento rebate as justificativas da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Leia também:

Abertura da Av. Paulista é tema de debate hoje (30) à noite em SP

Prefeitura de SP estuda fechar Av. Paulista mais uma vez

Redução de velocidade nas cidades: O que você acha desta proposta? 

Menor velocidade não significa menor fluxo, diz especialista 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário