De "capital do automóvel", Detroit já é a cidade dos EUA onde a bicicleta mais cresce

Estudo revela crescimento de 403,2% no uso de bikes em Detroit entre 2000-2014, o maior índice entre as 50 cidades pesquisadas

Notícias
 

Fonte: ArchDaily  |  Autor: Constanza Martínez Gaete/Tradução:Romullo Baratto  |  Postado em: 26 de janeiro de 2016

Liga de Ciclistas Americanos avalia a bike em 50 c

Liga de Ciclistas Americanos avalia a bike em 50 cidades

créditos: Reprodução

 

Durante grande parte do século 20, Detroit foi considerada a capital do automóvel nos EUA, local onde se estabeleceram grandes marcas como Ford e General Motors. 

 

No entanto, o século 21 está sendo um tempo de mudanças de paradigmas na cidade; a cultura do automóvel está dando lugar ao desenvolvimento de uma cultura cicloviária. 

 

Com efeito, esta mudança fez com que Detroit se convertesse na cidade norte-americana com o crescimento mais acelerado em relação aos  deslocamentos de bicicleta, alcançando a cifra de 403,2% entre os anos 2000 e 2014, segundo um estudo da Liga de Ciclistas Americanos, uma ONG que promove o ciclismo urbano e a construção de infraestruturas cicloviárias mais seguras. 

 

O número, bastante encorajador para qualquer cidade que promove o uso da bicicleta, reflete os esforços das autoridades de Detroit em impulsionar a mobilidade sustentável, um estilo de vida mais saudável e um modo econômico de transporte urbano para seus habitantes, dos quais 20% vivem abaixo da linha de pobreza. 

 

 Ciclovias e bicicletadas

Com este despontar do transporte sobre duas rodas, os pesquisadores identificaram dois fatores determinantes para que a cidade se destacasse nacionalmente. O primeiro corresponde aos 272 km de ciclovias construídos nos últimos nove anos.

 

O segundo está ligado à familiarização dos habitantes da cidade com este meio de transporte por meio da iniciativa Slow Roll, similar às bicicletadas que acontecem à noite em algumas cidades brasileiras.

 

Esta inciativa convida ciclistas de todas as idades a se reunirem nas segundas-feiras à noite em algum ponto da cidade para pedalarem juntos por uma rota única. Desde que foi implementada em 2010, a iniciativa tem sido bem recebida e já chegou a reunir mais de 4 mil ciclistas para um passeio.

 

Faça aqui o download da pesquisa realizada pela Liga de Ciclistas Americanos. 

 

Leia também:

Cidade se renova com bondes, bikes e drones 

"Bicicleta não é meio de transporte", diz engenheiro da Poli 

Aumenta o uso da bicicleta como transporte no Brasil 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário