Sistema de metrô montado para Jogos é aprovado pelo público

Exclusivo para quem tem ingressos e credenciais dos Jogos do Rio, viagem de metrô entre Botafogo, na zona sul, até o Parque Olímpico, está levando 1h30

Notícias
 

Fonte: Exame/ EFE  |  Autor: EFE  |  Postado em: 07 de agosto de 2016

 

 

Barra da Tijuca: "...coisa de primeiro mundo tudo isso. Estou me sentindo como dentro da Disneylândia". Foto: Google Maps/Reprodução

 

O sistema de metrô exclusivo para portadores de ingressos e credenciais dos Jogos do Rio de Janeiro, vem ganhando aprovação do público usuário, pelo curto tempo de deslocamento entre a estação General Osório, em Ipanema, primeira da nova linha 4, e o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

 

"Parece coisa de primeiro mundo tudo isso. Estou me sentindo como dentro da Disneylândia", surpreendeu-se a funcionária pública Maria Campos, moradora do Leblon, na zona sul da capital fluminense, ao fazer a transferência para o sistema de BRT.

 

Na manhã deste domingo, a equipe da Agência Efe testou o serviço. A viagem durou cerca de uma hora e 30 minutos, entre Botafogo, na zona sul, até o Parque Olímpico. No trajeto, foi necessário fazer troca da linha 2 de metrô para a 4, na estação General Osório.

 

Ao chegar na estação Jardim Oceânico, a última da nova rota do sistema metroviário, os usuários acessaram o BRT, onde uma fila de mais de dez ônibus os esperavam, por volta de 11h (horário de Brasília). De lá, foram mais 20 minutos de viagem até o principal local de competições dos Jogos do Rio de Janeiro.

 

"Está tudo tão organizado, funcionando tão bem, que eu resolvi que irei trazer meu pai, de 83 anos, para acompanhar algum evento", contou o autônomo Alberto Silveira, que se dirigia com mulher e filhos para assistir a disputa da ginástica artística feminina.

 

Nas estações de General Osório, onde é feita a transferência de linhas e Joardim Ocêanico, há elevadores para portadores de necessidades especiais, grávidas e idosos. Além disso, na estação Transolímpica de BRT, que fica a cerca de 500 metros dos portões do Parque, há um ônibus para levar gratuitamente esse público aos Jogos.

 

O sistema de metrô e BRT é limitado ao público que tem ingressos para competições naquele dia ou está credenciado para trabalhar no evento poliesportivo. Todos precisam ter o cartão Rio Card Jogos Olímpicos, que é vendido pela internet "www.riocard.com/jogosrio2016", ou fisicamente, nas estações da cidade.

 

A venda dos cartões nas estações, contudo, representa o único ponto de crítica que a Agência Efe constatou. Usuários apontaram demora na compra devido ao pequeno número de máquinas que fazem o serviço, além de funcionários não habilitados para responder dúvidas de estrangeiros.

 

Leia também:

Paes volta a pedir que população use transporte público durante Olimpíada 

Legado de mobilidade dos Jogos será insatisfatório, diz especialista 

Com ajuda federal, RJ garante metrô pronto para a Olimpíada 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário