BHTrans inicia testes com ônibus elétrico

Veículo maior já havia sido testado no sistema convencional, mas não há nenhuma previsão de incorporação à frota de BH

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Fonte: EM.com.br  |  Autor: Guilherme Paranaiba  |  Postado em: 14 de agosto de 2016

Coletivo a bateria: opçãopara linhas do transporte

Coletivo a bateria: opção para linhas de BH

créditos: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS

 

A BHTrans apresentou na manhã da última sexta-feira (12) à imprensa um modelo de micro-ônibus elétrico que será usado em caráter de testes nos próximos três meses em Belo Horizonte. O veículo 100% movido a energia elétrica será usado em linhas do sistema suplementar, em que os próprios motoristas são os donos de seus ônibus.

 

No fim do ano passado, a BHTrans também testou um modelo maior, usado nas linhas convencionais da cidade. O prefeito Marcio Lacerda deu uma volta no novo modelo e aprovou a novidade, apesar de não dar nenhum prazo para que os veículos que não emitem poluentes de forma direta se tornem realidade no sistema de transporte público de Belo Horizonte.

 

O modelo elétrico para micro-ônibus segue os mesmos padrões do convencional. Ele tem um motor acoplado em cada roda traseira e possui uma autonomia de 240 km, sendo que precisa de duas a três horas de recarga do conjunto de baterias. O barulho praticamente não existe, já que, além dos motores serem na parte de trás, o câmbio também é automático e o ônibus tem ar acondicionado. 

 

Veja vídeo com o interior do coletivo: 
 


O motorista Jaercio Fernandes, 35 anos, diz que a diminuição do barulho melhora o desempenho do condutor. “Você chega em casa muito mais descansado”, afirma. 

 

O representante da empresa chinesa BYD, que fabrica os modelos elétricos, Silvestre de Sousa, diz que ainda está formatando os estudos econômicos sobre a inserção do veículo elétrico no sistema convencional para serem apresentados à BHTrans. Ele destaca que, apesar do custo desse modelo ser duas vezes maior em comparação aos ônibus movidos a diesel, o gasto com cada quilômetro rodado no diesel viabiliza a operação de até 5 km com o coletivo elétrico.

 

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