Em SP, orelhões viram centros de informação sobre transportes

Antigos telefones públicos tornam-se "smart orelhões" e informarão aos usuários os horários e as linhas de ônibus que servem a área. Ligue 0800 887 0878

Notícias
 

Fonte: Mobilize/MaxPress  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de agosto de 2016

Intervenção em orelhão, na av. Paulista

Intervenção em orelhão, na av. Paulista

créditos: Reprodução


Telefones públicos, muitas vezes instalados próximos aos mais de seis mil pontos de ônibus distribuídos pela cidade de São Paulo, serão transformados, a partir dessa segunda-feira, 15 de agosto, em centros de informações sobre horários e itinerários das linhas de ônibus que circulam naquele perímetro.

 

Segundo dados da Anatel, a cidade tem aproximadamente 25 mil orelhões praticamente desativados, que são utilizados, em média, duas vezes por dia. Enquanto isso, 2,7 milhões de pessoas que se locomovem por semana utilizando o serviço de ônibus da cidade não possuem internet no celular. 

 

Como usar
Ao usuário basta uma ligação gratuita para o número 0800 887 0878 e o sistema, automaticamente, identificará de qual orelhão ele está ligando e o informará sobre os horários e as linhas de ônibus que servem o ponto de ônibus mais próximo. O orelhão funciona como uma central que, ativada por geolocalização, é capaz de mapear o perímetro e produzir dados úteis aos cidadãos. O projeto integra o Festival Red Bull Basement por meio da ação “Smart Orelhão”, desenvolvida pela LDC Agency.


Orelhões nasceram em 1970
O abrigo de telefone público teve sua origem em São Paulo, em 1970, criado pela arquiteta Chu Ming Silveira, na época funcionária da Companha Telefônica Brasileira (CTB). Sua implantação ocorreu inicialmente em 1971, na rua Sete de Abril, centro da cidade, na sede da própria CTB. Em seguida, com o sucesso da experiência, os orelhões saíram para as vias públicas em 1972, quase que simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Posteriormente se espalhou por cidades de todo o Brasil, com versões em formato de côco, berimbau etc.


Leia também:

Campanha Sinalize
Que ônibus passa aqui, Brasil?
Novos abrigos 'high-tech' de SP não informam itinerários de ônibus 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário