Agenda

SET
17
SET
23
Virada da Mobilidade 2017

Data: 17 a 23 de setembro de 2017
Cidade: São Paulo-SP
Local: São Paulo
Organizador: Caronetas/ Urb1/ TCUrbes

Resumo: A Virada da Mobilidade chega à 5ª edição, em São Paulo, mantendo seu propósito original de promover a reflexão e a conscientização sobre a mobilidade dos cidadãos em grandes concentrações urbanas e a correspondente oferta de modais de transporte.

 

A 5ª edição da Virada da Mobilidade marca novamente presença no calendário de eventos da capital paulista, no período de 17 a 23 de setembro.

A programação da semana de 2017 mantém o formato de suas edições anteriores, contemplando vivências sobre as alternativas de mobilidade, no sentido de contribuir para a conscientização sobre os impactos sociais gerados por diferentes modais de transporte e discussões sobre alternativas possíveis e adequadas à cada realidade.

Durante essa semana acontecerão, em diversos pontos da cidade, atividades lúdicas, exposições e palestras com importantes interlocutores da área de transportes, mobilidade e qualidade de vida.  A participação em toda a programação é gratuita, mas, para alguns eventos, por questão de espaço físico, é necessário que os interessados se increvam antecipadamente.

Programação 2017

Todos os eventos são gratuitos e abertos, porém alguns, por questão de espaço físico, necessitam de inscrição prévia, veja mais em Inscrições 2017 

 

DIA 17 DE SETEMBRO (DOMINGO) – EVENTO DE ABERTURA

ALD EXPERIENCE: MOBILIDADE E EMPATIA

Haverá atrações para toda a família como: escola de bike; parede de escalada; pista para experimentar diferentes modais como bicicleta, convencional e elétrica; skate elétrico, patinete; autorama; oficina para confecção de modais de transporte com material de sucata; realidade virtual; show musical; praça de alimentação com food bikes; além da apresentação de novas tendências e tecnologias na área da mobilidade.

Casa das Caldeiras – 10 às 17 horas

Av. Francisco Matarazzo, 2.000 – Água Branca

Entrada gratuita, mas é preciso se inscrever: bit.ly/aldexperience

 

DIA 18 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA) – PAINEIS

TELETRABALHO, TECNOLOGIA E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Qual é a necessidade real do deslocamento para o local de trabalho? Como as empresas podem colaborar com o trânsito e com a qualidade de vida de seus colaboradores a partir do teletrabalho?

Conheça cases de sucesso, apresentados pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), que demostram como essa prática pode trazer benefícios à cidade, aos colaboradores e, é claro, às empresas.

MobiLab – 8 às 11 horas

Rua Boa Vista, 136 – Centro

 

DIA 19 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA) – AÇÕES

ENTRE | LINHAS

Evento que acontecerá no transporte público e que levará a audiência a refletir sobre a mobilidade na cidade. Contará com intervenções diversas como: debates, música, poesia, entre outros.

EMPATIA NA CIDADE 

Evento itinerante na cidade de São Paulo que terá contadores de histórias fazendo intervenções em ônibus e também no metrô. Em suas passagens, eles conseguirão exemplificar a importância da empatia e conseguir mais aliados na luta por uma cidade mais humana.

Metrô e ônibus – 10 às 17 horas

 

DIA 20 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA) – PAINEIS

MOBILIDADE CORPORATIVA: DA TEORIA À PRÁTICA  

Intervenção para discutir a mobilidade corporativa e propor novas soluções que conversem com as organizações, com as cidades e com as pessoas. Dois painéis e uma mesa-redonda:

MOBILIDADE URBANA  – ASPECTOS TRANSVERSAIS

Quanto as empresas gastam com mobilidade? Que consequências a mobilidade tem na performance e saúde dos colaboradores? E a sustentabilidade da empresa? Nesse painel, abordaremos os diversos aspectos da mobilidade urbana e provocaremos especialmente ao público corporativo a tomar decisões considerando esses inputs.

Janaina de Mendonça Fernandes – FGV

Hagop Armenio Barsoumian – Instituto Saúde e Sustentabilidade

Ricardo Haag – Michael Page

Flavia Resende – Ethos

Mediação: Fabíola Cidral (Rádio CBN)


EMPRESAS 2.0 EM MOBILIDAD

Empresas apresentam cases reais e novas soluções em mobilidade alinhadas com as novas tendências em mobilidade e os resultados nas pessoas, cidades e na vida das próprias empresas.

Eduardo Canas – Carsharing  Basf

Alexandre Valadão – Bikesharing  – ALD

Erika  Laun – Incentivo de Vagas (Furnas)

Larissa Faresin – EY

Carla Carvalho Martins – Cidade Administrativa

Mesa-redonda – com os palestrantes, participação de Homero Neves da Silva (Urbem) e mediação de Marcelo Moura (Editora Globo)

Auditório BASF – 15 às 18 horas

Avenida das Nações Unidas, 14.171

 

DIA 21 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA) – PAINÉIS

INOVAÇÃO NA MOBILIDADE

Workshop para discutir tendências em tecnologia no Brasil e no mundo conectadas à mobilidade, participação de startups que contam suas iniciativas e como elas compõe o cenário nacional e o futuro das cidades. Dois painéis e uma mesa-redonda:

STARTUPS E MOBILIDADE

O ecossistema de startups do Brasil é um dos mais potentes do mundo. Nesse painel, conheceremos iniciativas potentes e inovadoras incubadas pela Mobiliab (Laboratório de Mobilidade de São Paulo), apresentadas por Daniela Swiatek:

Logbee: Plataforma de logística urbana, focada em entregas na grande SP;

Safe Truck: Sistema de prevenção de acidentes viários que auxilia o motorista durante a condução;

Scipopulis: Desenvolvedora de soluções para usuários e gestores do sistema de mobilidade nas áreas de monitoramento, análise de dados, relacionamento, compartilhamento e mobilidade ativa;

Woole: Aplicativo para bicicleta que calcula rotas seguras, planas e rápidas, de acordo com o nível de experiência do ciclista.


FUTURO DA MOBILIDADE – TENDÊNCIAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO MULTIMODA

Neste painel discutiremos o futuro da mobilidade, as principais tendências em mobilidade no Brasil e no mundo e o papel potencializador da tecnologia neste novo panorama

Carro autônomo e tendências de mobilidade – Luciano Driemeier, Gerente de Estratégia da Ford America do Sul.

ALD Sharing – Alexandre Valadão, diretor  de novos negócios ALD Automotive

Mobilidade e Tecnologia – Fernando Matias – CEO Easytaxi

Multimodalidade – Wiimove – Marcio Nigr

Ticket Log – Inovação em mobilidade inteligente – Do corporativo ao social – Maximiliano Fernande

Mesa-redonda : A mobilidade da cidade do futuro e o pedestre, com participação de  Luiza Andrada e Silva, do Instituto Cidade em Movimento (Institut pour la Ville en Mouvement – IVM)

Auditório EY – 17 às 20 horas

Av. Chedid Jafet, 70 – 10º andar

 

DIA 22 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA) – ATIVIDADES

DIA MUNDIAL SEM CARRO

RUA COMPARTILHADA – INTERVENÇÃO NA RUA JOEL CARLOS BORGES (BROOKLIN

8 às 20 horas

Que tal uma rua onde o principal beneficiado é o usuário? Em 2014, a Joel Carlos Borges foi alvo de um projeto de urbanismo da URB-i, vencedor do concurso, lançado durante a Virada da Mobilidade em conjunto com WRI e USP Cidades.Em 2016, como parte do projeto realizamos a primeira intervenção temporária nessa rua e tivemos sucesso de público e de aceitação do espaço.

Atividades 2017: massagem; equipe de nutricionistas para cálculo de IMC (índice de massa corporal); oficinas de bike convencional e elétrica; experimentação de equipamentos de transporte (skates, bike elétrica, hoverboard; food bikes e food trucks; vagas vivas; ilha de tecnologia para baixar os APPs; e ponto de chegada do Desafio Multimodal.
 

DESAFIO MULTIMODAL

O Desafio Multimodal tem por objetivo testar a multimodalidade da cidade. Este ano serão 27 origens diferentes que farão trajetos até a Rua Joel Carlos Borges, no dia Mundial Sem Carro.Todos os participantes deverão incluir ao menos três modais no trajeto e experimentarão a cidade sob uma perspectiva diferente da utilizada em seu dia a dia.

Modais de transporte utilizados: a pé, bike (particular, compartilhada, convencional, elétrica), skate, patins, patinete, hoverboard, ônibus, trem, metrô, carona (max.4 km), Apps (max. R$ 10,00)

Local de chegada: rua Joel Carlos Borges, 16 (Brooklin)

Locais de partida: diversos pontos da cidade

Início: 8 horas / Término: 11:00 horas 

 

DIA 23 DE SETEMBRO (SÁBADO)

CELEBRAÇÃO DA VIRADA

Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré

 


Virada da Mobilidade 2017

Virada da Mobilidade 2017, em São Paulo

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário