Metrô do Porto (Portugal) pode ganhar três novas linhas até 2021

Governo português anunciou hoje (7) estudos para a expansão da rede de metrô leve da cidade, incluindo as novas linhas Gondomar, Maia e Gaia

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Correio da Manhã  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de fevereiro de 2017

Interior de estação do 'Metro do Porto', em Portug

Interior de estação do 'Metro do Porto', em Portugal

créditos: Metro/ Divulgação

 

O ministro do Ambiente de Portugal, João Pedro Matos Fernandes, anunciou nesta terça-feira (7) a intenção do governo de realizar estudos técnicos para a expansão da rede do "Metro do Porto". O sistema de metrô leve (com composições de menor tamanho e capacidade) funciona na cidade a noroeste do país há 14 anos e, nesse tempo, a rede quase não teve nenhuma expansão desse porte. 

 

Previstas para serem construídas até 2021, as três novas linhas - Gondomar, Maia e Gaia - ainda não têm, porém, garantias de financiamento. O que se sabe é que a expansão da rede exigirá investimentos da ordem de 287 milhões de euros.

   

Reprodução/Expresso

 

Se o projeto de ampliação for de fato adiante, então a rede do Metro do Porto contará futuramente com duas novas ligações: a Linha Rosa, entre a Casa da Música e São Bento, e a expansão da Linha Amarela até Vila D’Este.

 

A cidade do Porto é a segunda mais populosa do país. Atualmente, o metrô funciona ali com capacidade para transportar até 9 mil pessoas por hora/sentido nos períodos de pico. A rede é composta por 6 linhas e 102 veículos, e se estende por 67 km de trilhos. 

 

Leia também:

Eixo central de Lisboa é renovado com espaços a pedestres e ciclistas

Brasil e Portugal desenvolvem projeto de mobilidade com carros elétricos 

Cidades precisam "viver sem o carro", afirma premiê de Portugal 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário