Reinício oficial da obra do BRT Transbrasil não teve canteiro ou operários

Apesar do lançamento pela prefeitura, na manhã desta segunda-feira (10) não havia movimento de obra na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: O Globo  |  Postado em: 11 de abril de 2017

BRT Transbrasil: obras interrompidas desde o ano p

BRT Transbrasil: obras interrompidas desde o ano passado

créditos: Divulgação BRT Transbrasil

 

Interrompidas em agosto, as obras do BRT Transbrasil foram retomadas nesta segunda-feira (10) pela prefeitura, durante uma cerimônia na Ilha do Governador. Acompanhado do secretario de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Indio da Costa, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) cumprimentou, conversou e rezou com os trabalhadores contratados para a construção, que deve ser finalizada em junho de 2018. 

 

Apesar do início oficial dos trabalhos, a equipe do jornal O Globo não encontrou máquinas nem operários em ação, na manhã desta segunda, ao longo dos 23 km do corredor de ônibus, que nesta etapa ligará o Caju a Deodoro. 

 

Por enquanto, quem passa pela Avenida Brasil só vê a estrutura de uma das 16 futuras estações, a da Fiocruz. Em alguns trechos, há blocos amarelos de concreto demarcando os espaços das instalações e viadutos inacabados, além de entulho e lixo.

 

De acordo com a prefeitura, as obras recomeçarão gradativamente. As interdições no trânsito vão acontecer a partir do próximo fim de semana, em um trecho de um quilômetro, nas duas pistas da Avenida Brasil, de Ramos até a Penha, no sentido Zona Oeste. Os fechamentos ocorrerão durante o feriado para não afetar o trânsito.

 

Em nota, a prefeitura informou que os ônibus comuns continuarão fazendo o transporte de passageiros, pela pista seletiva, e os ônibus articulados só funcionarão, de fato, quando todo o projeto do BRT Transbrasil for concluído, de Deodoro ao Centro.

 

Retomada das obras

Ontem, Crivella voltou a criticar a gestão anterior que, segundo ele, abandonou a obra do Transbrasil. Segundo a prefeitura, a retomada das obras foi possível após um acordo de reajustamento de contrato entre o município e o consórcio Transbrasil, no valor de R$ 115 milhões, referentes à correção monetária devida entre os períodos de 2014 e 2016.

 

"A licitação feita pela gestão anterior só liga Deodoro ao Caju, que é a parte que vamos concluir agora. A partir desse reinício, a gente começa a trabalhar na licitação do trecho que liga a Transbrasil, a Transolimpica e o sistema de trem da Supervia", disse Indio.

 

Leia também:

Em quase cinco anos, sistema BRT no Rio não funciona bem 

Crivella eleito: O que esperar para a mobilidade urbana no Rio? 

No Rio, nenhuma outra obra de mobilidade será entregue até o fim de 2016


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário