De autoria da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 56/2025, que propõe substituir as frotas de ônibus articulados do BRT por VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e VLP (Veículo Leve sobre Pneus), já está sendo apreciado pelo legislativo municipal. Uma audiência pública debateu o assunto nesta quinta-feira na Câmara Municipal, pouco antes da votação que aprovou em primeira discussão o projeto. A votação registrou 37 votos favoráveis e 3 contrários, e o texto ainda passará por nova deliberação antes de ser sancionado ou vetado pelo prefeito.
Para compartilhar esse texto utilize o link https://www.metrocptm.com.br/camara-rio-aprova-projeto-transformacao-brt-vlt/ ou as ferramentas oferecidas no artigo.
Prestigie o trabalho original do autor
De iniciativa da Comissão de Transportes e Trânsito, a Audiência teve como objetivo esclarecer dúvidas, avaliar impactos urbanos e ajustar o texto do projeto. Além da Audiência, a Comissão preparou uma exposição técnica e de debate sobre como essa implementação afetará os sistemas Transcarioca, Transoeste e demais corredores envolvidos.
De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo da substituição dos modais tem como objetivo “trazer maior eficiência para o transporte da cidade, com mais conforto e segurança aos passageiros, reduzindo ainda as emissões de gases de efeito estufa”.
Assista abaixo a íntegra da Audiência.
Leia também:
BRT de Sorocaba incentiva intermodalidade com a bicicleta
BRT e corredores de ônibus no mundo - Mobilize Brasil
Prefeito do Rio reafirma seu projeto de trocar BRT por VLT
Que tal apoiar o Mobilize Brasil?
