Terminal Intermodal Gentileza, no Rio, será inaugurado sábado (24)

Equipamento servirá à conexão do VLT com linhas de ônibus municipais. No mesmo dia, será aberto o corredor de BRT Transbrasil, ligando a zona oeste ao centro da cidade

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Rio  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de fevereiro de 2024

Iluminação especial para a noite no Terminal Genti

Iluminação especial para a noite no Terminal Gentileza

créditos: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A cidade do Rio de Janeiro começa a operar no próximo sábado (24) o Terminal Intermodal Gentileza, maior estação integradora do transporte público municipal, que vai conectar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) às linhas de ônibus urbanos. O equipamento localiza-se nas imediações da Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária.  

 

Também no mesmo dia começa a funcionar o corredor de BRT Transbrasil, aguardado há anos pela população carioca. É o quarto do sistema de BRT do Rio, que já conta com os corredores expressos Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. A entrada em operação será feita gradualmente, explica a Prefeitura.

 

O início da operação do Transbrasil e a abertura do Terminal Gentileza ampliam o leque de conexões viárias possíveis aos passageiros cariocas. Dentro do terminal estão previstas para embarque e desembarque 14 linhas do transporte público e, em uma segunda fase, em março, entram em operação mais cinco linhas municipais. Cerca de 50 bairros serão atendidos pelo Terminal.


Galeão-Terminal 

 

Uma das novidades do novo espaço é a linha executiva que vai conectar o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) ao Terminal Gentileza. É uma linha expressa, ou seja, não faz paradas nas estações e opera todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo estimado de viagem entre o Galeão e o Terminal Gentileza é de 16 minutos. Os ônibus são equipados com bagageiros e oferecem uma sala de espera para os passageiros no Terminal. A tarifa para essa rota será de R$ 15.


Preparativos para o início das operações no Terminal Intermodal Gentileza Foto: Prefeitura do Rio

 

“Sábado começamos a operação do terminal com uma linha do VLT, cinco linhas de ônibus municipais, e um serviço do BRT da Penha até o Terminal. Essa é a primeira fase”, disse a secretária municipal de Transportes do Rio, Maína Celidonio.

 

A linha 1 do VLT começa a operar no Terminal, em horário normal, das 6h até meia-noite, todos os dias. Até o fim de março está prevista a entrada em funcionamento de uma nova linha, a linha 4, que vai conectar o terminal à Praça XV. 

 

Já o corredor de BRT Transbrasil tem 26 km de extensão, 18 estações e dois terminais. O sistema conectará Deodoro, na zona oeste, ao centro do Rio, passando por 18 bairros. A previsão é que o transporte atenda a 250 mil pessoas por dia até 2030, avalia a Prefeitura.

 

Leia também:
Terminal inaugurado no Rio vai integrar BRT, ônibus e trens
Sai ônibus, entra bonde: a VLTzação do BRT no Rio
BRT do Rio recebe quase R$ 2 bi do governo federal para ampliação
No Rio, governo estuda expandir linhas de metrô
Prefeitura do Rio anuncia 1.000 km de ciclovias até 2033

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário