Audiência pública para debater MP da mobilidade urbana é adiada

Ficou para 11/4 no DF debate da Medida Provisória 818/18, que adia o prazo de entrega dos planos de mobilidade dos municípios. Antes, no dia 9, haverá um seminário em SP

Notícias
 

Fonte: Agência Câmara de Notícias  |  Autor: Agência Câmara de Notícias  |  Postado em: 04 de abril de 2018

Debate sobre MP da mobilidade urbana fica para 11/

Debate sobre MP da mobilidade urbana fica para 11/4

créditos: Arquivo CNT

Foi remarcada para o dia 11 de abril a audiência pública para debater a MP 818/18*, que altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A audiência seria realizada nesta quinta-feira. Serão convidados 12 representantes de prefeituras e entidades ligadas ao setor.

 

Antes, no dia 9, a comissão vai realizar um seminário na cidade de São Paulo.

 

Com a alteração no cronograma, o relator da MP, deputado Fausto Pinato (PP-SP), adiou a apresentação do parecer para o dia 17 de abril.

 

A MP 818 foi editada para evitar que os municípios que não haviam elaborado planos diretores de mobilidade urbana fossem penalizados com a impossibilidade de receber verbas federais. Pelo novo texto, a entrega dos planos de desenvolvimento urbano integrado que deveriam ser elaborados até 2018, como previsto na Lei 13.089/15, foi prorrogada para até 2021.

 

Além disso, apesar de a realização de audiências públicas com representantes da sociedade civil continuar sendo exigida, a MP não obriga que haja esses eventos em todos os municípios integrantes de cada unidade territorial urbana.

 

A medida provisória também aumentou para sete anos, a partir da aprovação dos planos de mobilidade urbana, o prazo para que eles sejam compatibilizados com os planos diretores de desenvolvimento.

 

No último dia 26 de março, a medida provisória foi prorrogada por 60 dias.

 

O seminário marcado para o dia 9 será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), às 14h. Já a audiência pública está marcada para dia 11, também às 14h, em plenário do Senado a ser definido.

 

*A Medida Provisória 818/18, publicada em 12 de Janeiro de 2018 no Diário Oficial da União, alterou a Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015, que institui o Estatuto da Metrópole, e a Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

 

Leia também:
MP amplia prazo para plano de desenvolvimento urbano de estados
Dois anos da Política de Mobilidade. O que mudou?
Senado vai votar novo prazo para Planos de Mobilidade Urbana
Prazo para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana é ampliado
Falta de ações compromete efetividade de Plano de Mobilidade do Recife
Mobilidade urbana: cidades brasileiras ainda não saíram do lugar


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário