Piloto automático da Tesla confunde Lua com semáforo amarelo

Sistema Full Self-Driving (FSD) do Tesla traduz imagem da Lua cheia como sinal de trânsito amarelo... Risco é o veículo frear de repente e colidir com o que vem atrás.

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Fonte: Tecmundo  |  Autor: Aléxis C. Góis  |  Postado em: 26 de julho de 2021

Lua cheia no céu de Brasília. Tesla vê como sinal

Lua cheia no céu de Brasília. Tesla vê como sinal amarelo

créditos: Fotos Públicas

Um proprietário de Tesla postou um vídeo no twitter que mostra o sistema Full Self-Driving (FSD) confundindo a Lua com um semáforo amarelo. Sempre que a Lua entrava em cena, a direção autônoma mostrava um sinal de trânsito na tela com a luz amarela brilhando. Apesar de nada estar à frente, o automóvel da Tesla indicava para desacelerar.

 

No momento do vídeo, a Lua parecia estar especialmente amarela e baixa no céu, o que provavelmente contribuiu para o raro problema. No entanto, os proprietários de veículos tão sofisticados gostariam que a situação fosse resolvida.

 

O piloto automático é oferecido pela empresa para compra por US$ 10 mil ou pode ser adquirido por assinatura mensal a partir de US$ 99.

 

Direção autônoma 

O recurso de piloto automático da Tesla já enfrentou uma série de desafios, mas a montadora afirma que esses problemas estão dentro do domínio de compreensão de uma tecnologia recém-introduzida. 

 

A interpretação equivocada gera preocupação entre proprietários e agentes de trânsito. Se o veículo tomar decisões de frenagem e aceleração com base em informações erradas, o automóvel pode reduzir sua velocidade na rodovia e levar outro carro que vem atrás a bater em sua traseira. 

 

O sistema da Tesla não se baseia apenas na visão da câmera, pois também depende de dados de mapa de cruzamentos e locais dos semáforos, com o sistema projetado para reduzir a velocidade do veículo para todos os sinais detectados. Mas isso não foi o suficiente para evitar a situação com a Lua. 

 

Tecnologia conectando painel do carro aos semáforos poderia resolver, mas solução ainda não está disponível. Foto: Reprodução

 

Uma maneira de contornar o problema seria por meio dos semáforos que se comunicassem com os sistemas nos próprios carros, com a tecnologia de veículo para infraestrutura (V2I). No entanto, a ferramenta ainda não está disponível nos automóveis da Tesla e também requer uma ampla transformação das ruas onde os carros vão circular.

 

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