Uber suspende programa de carros autônomos após acidente nos EUA

Críticos da automação dizem que colisões como esta no Arizona mostram que tecnologia ainda não está bem desenvolvida e que é necessário regular melhor esses veículos

Notícias
 

Fonte: RFI  |  Autor: RFI  |  Postado em: 19 de março de 2018

Uber vem testando carros autônomos nos EUA

Uber vem testando carros autônomos nos EUA

créditos: Divulgação/Uber

O Uber anunciou nesta segunda-feira (19) que vai suspender o programa de veículos autônomos na América do Norte depois de um acidente que deixou uma pessoa morta no Arizona. 

 

O acidente, que ocorreu na noite de domingo (18) para segunda-feira (19), aconteceu quando um carro da companhia "atingiu uma mulher que atravessava a rua fora da faixa de pedestres". A vítima, identificada como Elaine Herzberg, de 49 anos, foi levada ao hospital, onde faleceu. 

 

Segundo o Uber, "o veículo estava no modo autônomo com um operador atrás do volante no momento da colisão". Nenhum outro detalhe foi revelado. Em um comunicado, a empresa mandou condolências à família e afirmou que estava cooperando com as autoridades locais na investigação. 

 

Testes duvidosos

Diversas empresas automobilísticas fazem experimentos com veículos autônomos em cidades americanas, incluindo na Califórnia, onde autoridades aprovaram testes em vias públicas sem a necessidade de um motorista dentro do carro para monitorar o trajeto. 

 

Apesar deste ser o primeiro incidente mortal envolvendo um pedestre nos Estados Unidos, o Uber decidiu suspender o programa de veículos autônomos na América do Norte. 

 

A ação tem precedentes. Em 2017, a empresa também suspendeu temporariamente o programa após uma batida envolvendo um Volvo SUV. A tecnologia é supostamente capaz de detectar pedestres, ciclistas e outros imprevistos afim de evitar acidentes. No entanto, críticos da automação afirmam que esta e outras colisões envolvendo veículos similares, como por exemplo o Tesla, ilustram que a tecnologia ainda não está bem desenvolvida, e que é necessário regular melhor esses veículos. 

 

Leia também:
"Os veículos autônomos vão piorar - e não melhorar - o trânsito"
Veículos autônomos devem ser usados no transporte público
Volvo ajuda a implantar ônibus elétricos autônomos em Cingapura
Micro-ônibus autônomo começa a operar em Paris
Ônibus sem motorista estreia na Alemanha
Sistema permite que carros autônomos "enxerguem" melhor os cantos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário