Prazo para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana é ampliado

Por medida provisória, governo muda o prazo para os municípios elaborarem seus Planos, de três para sete anos; o mesmo para que seja integrado ao plano diretor municipal

Notícias
 

Fonte: EBC Agência Brasil  |  Autor: EBC  |  Postado em: 13 de outubro de 2016

Mais prazo para elaboração do Plano de Mobilidade

Mais prazo para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

créditos: Reprodução

 

O governo federal editou medida provisória (MP) que altera a Lei 12.587 de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A MP foi publicada na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União.

 

O objetivo da MP foi mudar o prazo de três para sete anos para que os municípios elaborem o Plano de Mobilidade Urbana. O prazo também mudou de três para sete anos para que o Plano de Mobilidade Urbana seja integrado ao plano diretor municipal, existente ou em elaboração, contado da data de vigência da lei 12.587/2012. Encerrado o prazo, os municípios ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana até que atendam à exigência estabelecida na lei.

 

O Plano de Mobilidade Urbana deverá contemplar os serviços de transporte público coletivo; a circulação viária; as infraestruturas do sistema de mobilidade urbana; a acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade; a integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados; a operação e o disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária; os polos geradores de viagens; as áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou pagos; as áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada; além dos mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana.

 

Leia também:

Mobilidade urbana: o que o prefeito deve fazer? 

Planos de Mobilidade Urbana: prazo maior será votado nesta quarta (17)

Prefeituras recebem capacitação para o Plano de Mobilidade Urbana 

Prazo para entrega do Plano de Mobilidade é discutido em reunião do Conselho Nacional de Cidades


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário