Congresso vai debater a "segurança para a mobilidade ativa"

União de Ciclistas do Brasil e frente de parlamentares realizam na próxima terça (26) na Câmara dos Deputados seminário com participação de diversas organizações sociais

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ UCB (ass. imprensa)  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de junho de 2018

Debate em Brasília trata da segurança à mobilidade

Debate em Brasília trata da segurança à mobilidade ativa

créditos: Divulgação

 

Na próxima terça-feira (26), o Congresso Nacional será palco do Seminário "Segurança para a mobilidade ativa”, uma iniciativa da UCB - União de Ciclistas do Brasil, da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. 

 

A proposta do seminário nasceu de discussões entre a UCB e parlamentares sobre o processo de revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é discutir, com todos os setores sociais, os problemas enfrentados no dia a dia por ciclistas e pedestres e a falta de políticas públicas que favoreçam os modos ativos de deslocamento.

 

Para ampliar a discussão, a mesa será composta por representantes da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada. Todos os presentes participarão da construção da Carta "Segurança para a Mobilidade Ativa", contendo propostas neste sentido. 

 

É consenso dizer que a mobilidade ativa (ou não motorizada) é a que representa a maior parcela da população, a mais saudável e mais sustentável entre as formas de deslocamento. Mas essa prática ainda está aquém da sua demanda, precisa ser estimulada, e a percepção de segurança é fundamental para que isso ocorra. Basta ver os números de vítimas da violência viária: cerca de 30% dos óbitos do trânsito são de ciclistas e pedestres. Portanto, o seminário "Segurança para a mobilidade ativa", com entrada livre, chega mais que na hora certa.  

 

Entidades convidadas

Além da UCB, devem comparecer ao debate e participar da redação da Carta "Segurança para a Mobilidade Ativa" diversas organizações representativas da sociedade, entre elas: Abraciclo; Anfavea; Bloomberg Philanthropies; Como Anda; Defensoria Pública da União; Denatran; Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais; Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro; Frente Parlamentar pela Defesa, Apoio e Fortalecimento da Bicicleta como meio de transporte e atividade esportiva; e SeMob (Ministério das Cidades).

 

Serviço

Seminário Segurança para a mobilidade ativa

Entrada livre

Data e horário: 26 de junho, às 9h

Local: Auditório Freitas Nobre - Anexo IV - Câmara dos Deputados - Brasília/DF

Mais informações no site do evento 

 

Leia também:
Multa para pedestre e ciclista é inaplicável, diz diretor de mobilidade urbana de JP
Como envolver o poder público na segurança dos ciclistas
Placas deixadas em rua do Recife pedem respeito ao pedestre
Como os sinais de trânsito priorizam os carros e desencorajam o caminhar
Mobilidade ainda não é prioridade em BH, aponta relatório


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário