Qual a solução mais sustentável para os engarrafamentos em SP?

Plataforma "What Design Can Do" lança hoje (4) o desafio "Clean Energy Challenge São Paulo", que busca soluções inovadoras para os problemas de mobilidade da cidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de setembro de 2018

Cartazes do evento WDCD em Amsterdã, 2013

Cartazes do evento WDCD em Amsterdã, 2013

créditos: WDCD

Os cerca de oito milhões de carros, caminhões e ônibus de São Paulo respondem por mais de 90% de toda poluição do ar na cidade, e criam congestionamentos que levam seus moradores a perder até cinco horas por dia só para ir e voltar do trabalho. Ciente disso, a plataforma What Design Can Do (WDCD) e a Fundação IKEA de designers lançaram um desafio global para profissionais criativos de todo o mundo - pensar soluções radicais e inovadoras que permitam a pessoas e mercadorias se deslocarem com mais sustentabilidade no ambiente urbano.

O desafio Clean Energy Challenge São Paulo começa hoje (4) a receber ideias que tragam soluções radicais para o trânsito da cidade: pense em como reduzir a dependência dos veículos motorizados, por meio de deslocamentos a pé ou de bicicleta, ou em como incentivar o transporte solidário de modo a diminuir o número de carros nas ruas.

Cinco continentes, cinco cidades, cinco desafios

A proposta lançada aos designers por este novo desafio global da WDCD/Fundação IKEA é que busquem encontrar novas respostas para as questões energéticas de cinco cidades globais. A cidade de São Paulo é uma delas, e o foco é a mobilidade urbana. As outras são: Delhi (Índia), Nairobi (Quênia), Cidade do México e Amsterdã, que tratarão, respectivamente, de moradia, alimentação, processamento de resíduos e energia alternativa. 

A questão-chave em todas estas cidades é: como é possível repensar a produção, a distribuição e o uso da energia em áreas metropolitanas em constante expansão? No caso de São Paulo, queremos saber: como diminuir a poluição do ar considerando o previsto aumento populacional?

Expectativa

O Clean Energy Challenge São Paulo busca soluções ancoradas localmente, estratégias de baixo para cima, e a combinação de inovação com os conhecimentos tradicionais e de redes locais. Tanto os designers moradores das cidades participantes quanto os de outros lugares do mundo podem enviar suas ideias.

Os melhores projetos deverão ser ao mesmo tempo inovadores, práticos, escalonáveis, acessíveis e fáceis de entender. Os vencedores, avaliados e escolhidos por um júri internacional, irão compartilhar um pacote de prêmios que inclui: o orçamento de 10 mil Euros para desenvolvimento da ideia; um programa de aceleração personalizado, destinado a tornar as ideias, protótipos ou startups vencedores prontos para o mercado e a produção; uma equipe de mentores e peritos dedicados e acesso à rede de parceiros. Chamada para participação: de 4 de setembro a 15 de novembro de 2018

Inscrições: https://www.whatdesigncando.com/saopaulo-challenge/

Organizadores

What Design Can Do: plataforma internacional sobre o impacto do design existente desde 2011. Por meio de eventos, desafios e publicações, empoderamos comunidades de designers ao redor do mundo com objetivo de transformar e melhorar a sociedade.
Saiba mais em www.whatdesigncando.com

 

Fundação IKEA: Fundação que trabalha para melhorar a vida cotidiana de muitas pessoas. Braço filantrópico da Fundação NGKA, proprietária do Grupo IKEA, o objetivo da entidade é melhorar a vida de crianças vulneráveis, ajudando suas famílias a encontrar meios de sustento, e combater as mudanças climáticas.
Saiba mais em www.ikeafoundation.org e www.facebook.com/IKEAfoundation

Leia também:
Pesquisa traz a percepção do paulistano sobre mobilidade na cidade
Patinetes elétricos chegam a São Paulo
Caminhões e ônibus respondem por metade da poluição do ar em SP
Avanços e tropeços na proposta de calçadas para SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário