Licitação dos ônibus de SP praticamente não terá concorrência

Propostas das empresas foram apresentadas na manhã desta terça-feira (5). Dos 32 lotes, só um é disputado por mais de um consórcio. Valor dos contratos passa de R$ 71 bi

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ EBC  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de fevereiro de 2019

Envelopes da licitação de ônibus de SP abertos hoj

Envelopes da licitação de ônibus de SP abertos hoje (5)

créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil


A Prefeitura de São Paulo recebeu, na manhã desta terça-feira (5), as propostas das empresas interessadas em administrar as linhas de ônibus da capital paulista pelos próximos 20 anos. 

 

Foram seis anos de tentativas e impedimentos legais. O resultado agora frustrou a expectativa de que houvesse maior concorrência. Dos lotes disponíveis, apenas um, referente a linhas dentro de bairros, teve mais de um grupo interessado. Nos demais, apenas uma empresa ou consórcio se candidatou, ou seja, não houve disputa. 

 

A maioria das empresas participantes, inclusive administra o atual sistema de ônibus da capital. São 22 empresas, que se apresentaram com apenas uma ou outra alteração na composição ou com outro nome. 

 

Para os especialistas do Idec - Instituto de Defesa do Consumidor, o risco dessa baixa competitividade é que pode provocar aumentos da tarifa.

 

Divisão em lotes

Para esta licitação, o sistema do transporte público paulistano foi dividido em 32 lotes com três grupos: estrutural, local de articulação regional e local de distribuição. Os contratos valem por 20 anos e o valor global da concorrência é de R$ 71,14 bilhões, o que faz dessa a maior licitação de transportes do país. 

 

Embora os envelopes com os nomes das empresas tenham sido abertos hoje, a proposta comercial só será revelada em outra sessão do certame, ainda sem data definida. Depois disso, o resultado das empresas vencedoras deverá sair em 90 dias.

 

Imbróglio

O recebimento das propostas ocorre após uma novela que durou seis anos. A concorrência sofreu várias contestações do Tribunal de Contas, fazendo com que a licitação fosse barrada. Desde lá, as empresas vencedoras do antigo pregão administram o transporte graças à renovação dos contratos em sistema de emergência. 

 

A prefeitura conseguiu derrubar uma liminar que impedia a realização do processo na última sexta-feira (1). A ação foi movida por um empresário do ramo, que alegou irregularidades nos editais que acabariam por direcionar os resultados da concorrência.

 

Uma das obrigações exigidas às empresas é que elas tenham suas próprias garagens para abrigar, abastecer e manter os mais de 14 mil ônibus da cidade. Além disso, 25% da frota deve ter ar-condicionado. Além disso, nesta licitação diversas linhas que, segundo a prefeitura, se sobrepõem, poderão ser eliminadas. 

 

Os ônibus paulistanos fazem cerca de 2,8 bilhões de viagens por ano, transportando uma média de 9,6 milhões de passageiros por dia em 1,3 mil linhas. 

 

Leia também: 
Licitação de ônibus de SP, atrasada cinco anos, é suspensa pelo TJ
Mais cara, licitação do ônibus é relançada e tira 132 linhas de SP
Na megalicitação de ônibus de SP, como fica a mobilidade a pé?
Relatório da EY sobre a situação do sistema de ônibus em SP
Contra o Uber, empresas de ônibus passam a notificar cidades


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário