Transporte não poluente avança no mundo, mas não no Brasil

Boletim Mobilize #143 traz o exemplo de cidades pelo mundo que migraram para ônibus limpos. Brasil ainda patina nesse rumo, apesar de sua matriz energética renovável

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro  |  Postado em: 09 de outubro de 2020

Inglaterra: ônibus de dois andares, elétricos e a

Inglaterra: ônibus de dois andares, elétricos e a hidrogênio

créditos: Reprodução

 

No Boletim Mobilize #143, Ricky Ribeiro fala das várias cidades pelo mundo, inclusive no país vizinho, Chile, que vêm substituindo suas frotas poluentes do transporte coletivo por ônibus emissão zero. A renovação inclui veículos elétricos e novos sistemas, como os motores movidos a célula de hidrogênio, caso da Inglaterra. Mas, como fica o Brasil dentro desse novo contexto mundial? 

 

Ouça o Boletim #143: 

 

Se preferir, leia o texto:

Olá. Diversas cidades do mundo estão cada vez mais buscando substituir sua frota de ônibus por veículos limpos, que não sejam dependentes do petróleo. O objetivo é reduzir a poluição e as emissões dos gases que provocam as mudanças climáticas. Birmingham, na Inglaterra, comprou os primeiros 20 ônibus de dois andares do país movidos a célula de hidrogênio, que devem operar a partir de abril de 2021. O município já havia adquirido recentemente 29 ônibus de dois andares do tipo elétrico a bateria.

 

De fato, ônibus elétricos começam a ganhar espaço nas cidades. O caso mais avançado é o de Shenzhen, na China, que trocou todos os coletivos e táxis por veículos a bateria. Várias cidades europeias também estão nesse caminho, e até mesmo Santiago, aqui no Chile, poderá ser a primeira cidade das Américas a ter um transporte público inteiramente elétrico. O Brasil já conta com alguns fabricantes de ônibus elétricos e tem a vantagem de que a maior parte de nossa energia elétrica vem de fontes limpas. Apesar disso, o país está caminhando muito lentamente para uma frota não poluente. A mudança depende sobretudo dos governos e das empresas que operam os sistemas de transporte coletivo. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize.  

 

Leia também:
Na Inglaterra, os primeiros ônibus de dois andares a hidrogênio
Ônibus elétricos, uma opção viável para reduzir a poluição do ar
Bogotá usa ônibus elétricos para reduzir custos e poluição
Ônibus elétricos ganham incentivo para compra de chassis e baterias
Coletivos elétricos ganham as ruas da Europa

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário