Lançado "Manual de Segurança Viária" para corredores de ônibus

Publicação da Embarq ajuda a implementar sistemas seguros em BRTs, como no Macrobus de Guadalajara, onde acidentes com usuários caíram pela metade

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Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Richard Katz  |  Postado em: 13 de junho de 2012

A cada ano, 1,2 milhão de pessoas morrem em aciden

Todo ano, 1,2 mi de pessoas morrem em acidentes

créditos: Dario Hidalgo / Embarq

 

A cada ano, 1,2 milhão de pessoas morrem no mundo em acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial de SaúdeProjetadas, as mortes no trânsito tendem a se tornar a quinta maior causa de óbito prematuro em todo o planeta até 2030, à frente de HIV/Aids, violência, tuberculose, ou qualquer tipo de câncer. 


Uma forma de evitar muitas dessas mortes e feridos é melhorar a segurança de tráfego, especialmente nos corredores de ônibus das cidades. A EMBARQ, editora do TheCityFix e mantenedora do centro de transporte sustentável do Instituto de Recursos Mundiais (WRI), lança o projeto “Segurança Viária em Corredores de Ônibus, diretrizes para integrar segurança viária ao planejamento, projeto e operação de sistemas BRT, corredores e faixas de ônibus”. Baseado em mais de dois anos de pesquisa, a publicação é parte do projeto Segurança Rodoviária em 10 Países (RS10), financiado pela Bloomberg Philantropies.

 

“Este guia é parte de um esforço mais amplo da Embarq para mostrar como projetos de transporte sustentável podem melhorar significativamente a segurança do trânsito, salvar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo”, disse Holger Dalkmann, diretor mundial da organização.

 

As diretrizes são baseadas em resultados de um projeto de pesquisa de dois anos, liderado pela Embarq, que avaliou segurança, operações e acessibilidade em grandes corredores de ônibus e sistemas BRT (Bus Rapid Transit) de 18 cidades ao redor do mundo. As principais conclusões apontam:

 

- Pedestres correspondem a maioria das fatalidades ocorridas em todos os corredores de ônibus;

- Segurança em sistemas BRT e corredores de ônibus depende da concepção global da via e não apenas da infraestrutura dos ônibus;

- Sistemas BRT com corredores centrais e estações fechadas são a opção mais segura em termos de design técnico;

- Contrafluxo, quando ônibus circulam no sentido oposto do tráfego misto, é o mais perigoso tipo de configuração para um corredor de ônibus;

- Os tipos mais comuns de colisões de veículos em sistemas BRT ocorrem quando carros fazer conversões proibidas à esquerda, atravessando corredores, e colidindo com ônibus que vêm em sentido contrário.

 

“As rotas de ônibus BRT geralmente estão localizados nas principais vias urbanas, que têm a maior concentração de acidentes de trânsito nas cidades”, disse Claudia Adriazola, diretora de Saúde e do programa de Segurança Viária da Embarq. “Um novo sistema BRT pode atrair um grande número de pedestres nessas áreas, por isso é crucial ajudar as cidades a compreender como maximizar a segurança para todos.”

 

O propósito do planejamento projeto e diretrizes de projeto é fornecer as agências de ônibus, jurisdições locais e organizações regionais e internacionais com um conjunto de projeto sugerido, planejamento e critérios operacionais para sistemas de ônibus, incluindo corredores de BRT. As diretrizes incluem recomendações para projeto das ruas, cruzamentos, estações, e acesso à estação, bem como transferências e terminais.

 

“Nossa pesquisa mostra que o projeto de um corredor de ônibus pode ter uma influência significativa e reduzir a frequência de acidentes nas vias”, disse Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da Embarq Brasil, que também assinou a pesquisa.

 

“Os dados mostraram que após a implementação de alguns sistemas de BRT, como TransMilenio em Bogotá ou Macrobus em Guadalajara, acidentes e mortes nesses corredores caiu 50 por cento”, disse Dario Hidalgo, diretor de Pesquisa Embarq e um autor das orientações. “Nem todos os sistemas de ônibus tiveram um impacto positivo na segurança e, em alguns casos, ainda há considerável espaço para melhoria, razão pela qual desenvolvemos estas diretrizes para melhorar a segurança do trânsito.”

 

A pesquisa incluiu sistemas de BRT ícones em lugares como Curitiba e Bogotá, Colômbia, México e Rio de Janeiro, bem como exemplos de Nova Deli e Ahmedabad, na Índia, e Brisbane, na Austrália.

 

Durante os próximos seis meses, especialistas serão convidados a fornecer 'feedback' sobre o conteúdo, metodologia, viabilidade e utilidade das recomendações de segurança. A revisão será incorporada à versão final das orientações, com lançamento agendado para 2013.

 

Clique aqui e baixe a versão em PDF do Manual de Segurança Viária da EMBARQ.


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