Panorama dos sistemas BRT e corredores de ônibus no mundo

Concebido em 1974, em Curitiba, o sistema BRT ganhou fama internacional apenas em 2000, quando foi implantado em Bogotá, na Colômbia

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Guillermo Petzhold  |  Postado em: 20 de novembro de 2012

Mapa dos BRT's pelo mundo

Mapa dos BRTs pelo mundo

créditos: Divulgação

 

Desde sua criação, já são quase 40 anos, período no qual o BRT se tornou um sucesso mundial. Apesar disso, ainda é um desafio encontrar na internet informações unificadas sobre sistemas que priorizem o modo ônibus (BRT e corredores de ônibus).

 

Nesse sentido, com base em dados presentes no BRTdata.orglançado no início de abril, a EMBARQ Brasil elaborou uma apresentação que aponta, de maneira objetiva, o atual panorama do BRT e corredores de ônibus pelo mundo, abrangendo extensão, demanda e número de cidades nas quais opera.

 

Observando o gráfico, pode-se perceber que a priorização do transporte por ônibus é difundido em nível mundial, sendo uma solução para a mobilidade urbana adotada em diversos países, tanto os desenvolvidos quando os em desenvolvimento. Atualmente, as 147 cidades catalogadas transportam, diariamente 24,5 milhões de passageiros em 3741 quilômetros de corredores.

 

 

Além disso, o documento contempla dados de cidades que planejam a expansão de seus sistemas ou que possuam projetos de implantação. Também foram elaborados gráficos com a evolução do número de cidades que adotaram alguma forma de priorização de transporte de ônibus e com a evolução da extensão desses corredores.

 

A apresentação será atualizada mensalmente conforme modificações nos dados do BRTdata.org.

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A APRESENTAÇÃO COMPLETA NO SITE DA EMBARQ BRASIL

Ou acesse por meio do portal BRTbrasil, da NTU, que visa monitorar as obras e projetos de BRT no país.

 

Clique aqui para ver o post original no The City Fix brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Pedro Mielli Monteiro Junior - 20 de Novembro de 2012 às 22:29 Positivo 1 Negativo 0

Sem dúvida, os BRT,s são importante para a sociedade brasileira, desde que bem planejados, priorizando atendimento com qualidade, barato e com segurança. Haja visto que o trem e o metrô não dão acesso aos locais mais afastaddos das cidades.

Clique aqui e deixe seu comentário