Transporte hidroviário será tema de Seminário em Belém

As potencialidades dos rios para o transporte de passageiros e cargas na Grande Belém. Este é um dos temas a ser debatido durante o Seminário de Mobilidade Urbana

Notícias
 

Fonte: Diário Online  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 28 de março de 2014

Sistema de transporte hidroviário do Rio de Janeir

Sistema de transporte hidroviário do Rio de Janeiro

créditos: Divulgação

 

As potencialidades dos rios para o transporte de passageiros e cargas na Grande Belém. Este é um dos temas a ser debatido durante o Seminário de Mobilidade Urbana, que ocorrerá na próxima segunda-feira, 31, no Hotel Crowne Plaza. Na ocasião, a sociedade terá a oportunidade de conhecer e discutir o Projeto de Demanda Potencial e Formação de Rede Rodofluvial na Região Metropolitana de Belém (D-Fluvial), desenvolvido pela universidade da Amazônia (Unama) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

O estudo aponta o transporte hidroviário como uma das alternativas para desafogar o trânsito na capital. O evento é uma iniciativa da Rede Brasil Amazônia (RBA) de comunicação e integra o projeto ‘Orgulho de Ser do Pará’ - que nesta edição apresenta uma série de reportagens sobre o cenário da mobilidade urbana. O evento tem a parceria da Vale, Banco da Amazônia e Marko Engenharia.

 

D-FLUVIAL

O seminário estará dividido em seis palestras e painéis, entre os quais um será presidido pela professora Patrícia Bittencourt, que foi uma das coordenadoras do D-Fluvial. “Durante a exposição nós iremos apresentar os sistemas de transportes aquaviários que deram certo no Brasil. Um destes é o que é utilizado no Rio de Janeiro, para o traslado Rio-Niterói, mas temos o modelo utilizado em Recife e que se assemelha ao que propomos para Belém”.

 

Durante o estudo, que envolveu 47 ilhas da Região Metropolitana, a pesquisadora visitou portos, atracadouros e domicílios a fim de diagnosticar o sistema de transporte hidroviário ideal para Belém. “O que nós fizemos foi buscar um sistema modal que atendesse a população ribeirinha e ao mesmo tempo desafogasse o trânsito no continente”.

 

O estudo foi concluído em meados de 2009 para 2010, quando foi elaborado um banco de dados. “A utilização dos rios iria promover uma melhor integração entre as ilhas e iria diminuir o trânsito na capital. Consequentemente iria contribuir para a diminuição da poluição atmosférica e os eventuais acidentes que envolvem o transporte público”.

 

Para que o projeto dê certo em Belém é importante que se verifique o perfil dos usuários deste tipo de transporte. “ O projeto já existe e só precisa de uma atualização para ser implantado”.

 

No total, serão necessários pelo menos sete portos (terminais de integração) para fazer com que o transporte hidroviário dê certo na capital. Eles seriam construídos em Ananindeua, Icoaraci, Mosqueiro, na UFPA, próximo a Enasa, Ver-o-peso e nas ilhas do Combu e Cotijuba. A palestra de Patrícia Bittencourt está prevista para às 14h40. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas no site do projeto Orgulho de Ser do Pará.

 

Confira a programação:

9h - Palestra: Urbanização e mobilidade no Brasil

Palestrante: Luiz Otávio Maciel Miranda

 

9h40 - Mesa 1: Cidade mais humana para transporte não motorizado.

Palestrantes: Maria Hermelina Malatesta e Antônio Carlos Miranda.

 

11h20 - Palestra: Circulação de carga nas cidades: desafios e soluções

Palestrante: Frederico Bussinger.

 

14h- Palestra - Consórcio público como instrumento de gestão de transporte metropolitano

Palestrante: Cristina Aroucha

 

14h40-Painel:-Transporte hidroviário urbano de passageiros

Palestrante: Patricia Bittencourt

 

16h-Mesa 2: BRT no Brasil: vantagens e desafios

Palestrantes: Germano Travassos e Raimundo Moraes.

 

Leia também:

Belém recebe R$ 315 milhões para obras de mobilidade 

No Pará, defensoria pública cobra uso de elevador em ônibus 

Elaboração do projeto do BRT de Belém será iniciado 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário