Sinalize, a nova campanha do Mobilize Brasil

A partir de hoje, 3 de junho, estamos começando a avaliar a sinalização para pedestres, ciclistas e usuários do transporte público em todo o Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 24 de junho de 2014


Dois terços das viagens urbanas diárias são feitas a pé, de transporte público ou de bicicleta. Apesar disso, a maior parte da sinalização nas cidades brasileiras é voltada apenas a orientar os motoristas de veículos particulares e a grosso modo, pode-se dizer que cerca de 90% dos sinais de trânsito do Brasil são dirigidos aos motoristas.


Essa falta de sinalização para quem caminha ou pedala gera insegurança e desorientação e acaba estimulando ainda mais o uso do carro, mesmo para pequenos trajetos. Pedestres e ciclistas são orientados apenas nas áreas de conflito com o tráfego de carros. Não há totens com mapas, que indiquem os principais de pontos de referência para serem alcançados a pé ou de bike. E mais raros ainda são os sinais sonoros para pessoas com deficiência visual.

 

O pior de tudo é a dificuldade das pessoas em encontrar informações nos sistemas de transporte público. À exceção dos metrôs e de alguns sistemas inteligentes de ônibus, em geral os pontos e veículos não oferecem qualquer sinalização que ajude o usuário a se localizar. Perguntas como “Esse ônibus passa em tal rua?”, “Quando passa o próximo ônibus?” são comuns em todas as ruas das cidades brasileiras e bastaria uma plaqueta com esses dados para ajudar o passageiro.


Para tentar "medir" o tamanho dessa falha, a partir de hoje (3) o Mobilize Brasil está iniciando a campanha Sinalize, voltada à sinalização para pedestres, ciclistas e usuários do transporte público em todo o Brasil. Não por coincidência, a campanha começa a uma semana da abertura da Copa do Mundo, quando as cidades brasileiras receberão milhares de turistas que virão para o Mundial de futebol e circularão pelas ruas, praças e calçadas de nossas cidades. E, certamente, estranharão a ausência das "plaquinhas" tão comuns nos países desenvolvidos.


Avalie a sinalização
A primeira e principal ação da campanha Sinalize será a realização de um levantamento nas cidades brasileiras sobre a qualidade da sinalização urbana. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta de avaliação baseada em leis, manuais, guias e melhores práticas de sinalização de vias no Brasil e no mundo. O objetivo é verificar quanto as cidades do país estão preparadas para estimular os deslocamentos sem o uso do carro.

Para essa atividade, a equipe do Mobilize conta com a colaboração de voluntários em várias cidades do país, mas qualquer pessoa pode participar e avaliar a situação em sua localidade. O recurso está disponível no link www.mobilize.org.br/campanhas/sinalize e pode ser acessado por qualquer pessoa.


Sobre os critérios de avaliação
Sugerimos que as avaliações sejam feitas especialmente no entorno de escolas, hospitais ou postos de saúde, avenidas com grande circulação de pedestres, ou centros, pontos turísticos relevantes, terminais de ônibus, trens e metrôs, além dos próprios veículos coletivos desses sistemas de transporte. Mas todas as avaliações serão bem recebidas e computadas em nosso relatório final.

Tal como na campanha “Calçadas do Brasil”, o levantamento Sinalize procura coletar dados observáveis por qualquer pessoa que circule pelo ambiente urbano. Assim, o mesmo formulário on-line permitirá a avaliação e publicação dos resultados em um mapa, com a possibilidade de incluir imagens do local avaliado, por meio de sistema de georreferenciamento disponível no endereço www.mobilize.org.br/campanhas/sinalize/formulario.


Estamos começando hoje e temos um grande desafio pela frente. Se você puder, dê seu apoio, avalie sua cidade e Sinalize!

Acesse:

 

Leia também:

Ciclovia da Brás Leme, sinalização nota 6 

Sinalização para pedestres e ciclistas é excludente, diz Renata Falzoni 

Legislação sobre Sinalização - Campanha Sinalize

Projeto de orientação pra pedestres Legible London

Melhores práticas de sinalização no Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário