Após percorrer 2,8 mil km, ativista 'Zé do Pedal' chega a Fortaleza

O ativista começou a caminhada às margens do Rio Ailã. Ele pretende percorrer 10.700 km passando por 20 estados

Notícias
 

Fonte: G1 CE  |  Autor: G1 CE  |  Postado em: 30 de junho de 2014

Zé do Pedal chegando no Ceará

Zé do Pedal chegando no Ceará

créditos: Reprodução

 

Depois de percorrer 2.800 km, o ativista mineiro José Geraldo de Souza Castro, o "Zé do Pedal", de 56 anos, chegou nesta segunda-feira (23), a Fortaleza. “Zé do Pedal" chega na capital cearense em sua caminhada de 10.700 km unindo os extremos do Brasil.

 

O ativista começou a caminhada às margens do Rio Ailã, primeiro rio brasileiro no extremo norte. A Cruzada Pela Acessibilidade começou dia 10 de fevereiro.

 

Caminhando até 12 horas por dia, enfrentando chuvas e temperaturas de até 40 graus e percorrendo de 30 a 50 km, empurrando uma cadeira de rodas, o ativista completa assim os primeiros 26.3% da sua “Cruzada Pela Acessibilidade”, que o levará a percorrer 10.700 km, empurrando uma cadeira de rodas, passando por 20 estados. São eles: Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, finalizando no município do Chuí, extremo sul do Brasil.

 

Caminhada em cadeira de rodas

Zé do Pedal decidiu atravessar o Brasil, unindo seus pontos extremos, empurrando uma cadeira de rodas desde a cidade de Caburaí, em Roraima, e pretende chegar a Chuí, no Rio Grande do Sul.

 

“Estou muito feliz de ter concluído a quarta parte da viagem. Foi muito gratificante e a cada curva do caminho tenho a certeza que concluirei a caminhada com a mesma força com a qual comecei a jornada”.

 

De acordo com o ativista, um dos momentos mais marcantes da caminhada foi ao passar pela localidade de Cedro, em Sobral, a 245 km da capital, quando foi visitar um jovem que estava em uma cadeira de rodas depois de sofrer um acidente de moto.

 

“Quando ia me despedindo ele disse: sonho um dia pegar minha cadeira e ir até debaixo de uma árvore ali na pracinha, mas o caminho até lá é muito complicado. Terminou a frase e me mostrou o calçamento de pedras fincadas”.

 

Zé do pedal permaneceu na capital cearense até o último sábado (28), onde se reuniu com membros do Lions Clubes de Fortaleza e também com o cantor Raimundo Fagner, que ele conheceu na Espanha, durante sua primeira viagem em bicicleta rumo a Copa do Mundo de Futebol em 1982.

 

Cruzada pela acessibilidade

A ideia teve sua semente lançada em junho de 2008, durante a viagem de Zé do Pedal em um kart a pedal de Paris a Johanesburgo.  De acordo com o ativista, o projeto, tem como objetivo entregar nas Câmaras Legislativas dos Municípios visitados, uma proposta de Projeto-Lei sobre Normas de Acessibilidade e outra para a criação de Conselhos Municipais dos Direitos da pessoa com Deficiência.

 

Leia também:

Zé do Pedal parou de pedalar. Após 3 Copas sobre rodas, ativista está a pé 

O desafio da bicicleta no Brasil 

Senado aprova diretrizes para circulação de pedestres e ciclistas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário