Fortaleza reduzirá para 50 km/h a velocidade em dez avenidas

Medida é parte do pacote de mobilidade anunciado ontem (4) pela Prefeitura, que inclui ainda 10 km de ciclovia, melhoria em calçadas e ações de segurança ao pedestre

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de maio de 2023

Limite de velocidade em vias de Fortaleza vem send

Limite de velocidade em vias de Fortaleza vem sendo reduzido

créditos: Prefeitura de Fortaleza

Dez avenidas de Fortaleza terão o limite de velocidade readequado (de 60 km/h) para 50 km/h, para melhorar a segurança viária. Quatro delas serão ajustadas já em maio: avenidas Dom Manuel, Aguanambi, 13 de Maio e Porto Velho. O objetivo, destacou a Prefeitura, é reduzir número de acidentes nessas vias, que registraram - entre janeiro de 2019 e março de 2023 - 12 mortes, 469 vítimas feridas e 70 atropelamentos.

 

Outras seis vias passarão por readequação de velocidade em junho e julho. Além disso, haverá melhorias na pavimentação, sinalização e limpeza nas vias e, garante a gestão, obras de extensão de calçadas (Esquina Segura) e implantação de 10,1 km de ciclovias. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), as vias foram selecionadas considerando o critério de severidade e distribuição espacial dos acidentes.

 

A decisão faz parte de um novo pacote de investimentos em mobilidade urbana e segurança viária da Prefeitura, anunciado na tarde desta quinta-feira (4).


A readequação de velocidade já reduziu, conforme a gestão municipal, em 68,1% o quantitativo de sinistros com mortes nas outras vias onde já foi aplicada a medida.

 

Investimentos 

Ainda de acordo com a Prefeitura, serão investidos R$ 9 milhões em sinalização e infraestrutura pelos próximos três meses. Haverá também reforço em educação no trânsito, fiscalização preventiva e comunicação.

 

Pelo menos 673 cruzamentos serão contemplados com renovação da sinalização. E há previsão de instalação de esquinas seguras e calçadas vivas. Segundo o governo municipal serão implantados: seis novos semáforos; 14 estágios exclusivos para pedestres; 36 novos pontos semafóricos com reforço na visibilidade; 30 travessias elevadas; 42 lombadas físicas; melhoria na pavimentação, sinalização e limpeza urbana, e readequação da velocidade em 10 corredores importantes da cidade.

 

Leia também:
Fortaleza testa sistema pioneiro, que ilumina o pedestre na faixa
"Caminhos para a readequação de velocidades no Brasil"
Fortaleza: mais 80 bikes e uma nova estação para o Bicicletar
Fortaleza: usuários aprovam ciclofaixas, mas pedem fiscalização
Internações de motociclistas cresceram 55% em dez anos



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário