Fortaleza testa sistema pioneiro, que ilumina o pedestre na faixa

Cruzamento na capital cearense recebe sistema de iluminação dinâmica de pedestres. Em fase de testes, projeto visa dar mais segurança às pessoas nas travessias noturnas

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ AMC (assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de março de 2023

Sistema capta presença do pedestre que atravessa a

Sistema capta presença do pedestre que atravessa a via

créditos: Daniel Calvet/ Prefeitura de Fortaleza

Em Fortaleza, um projeto-piloto pretende reduzir os atropelamentos de pedestres nas vias da cidade. Estamos falando do sistema inteligente de iluminação dinâmica de pedestres SecurOS Soffit, desenvolvido pela empresa americana Intelligent Security Systems (ISS), e que vem sendo testado por técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

 

O equipamento foi instalado nesta fase inicial no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no bairro Aldeota, e deve servir para reforçar a segurança da sinalização viária nas faixas de pedestres e cruzamentos semaforizados. Segundo a prefeitura, o local foi escolhido pela intensidade de tráfego de veículos e por apresentar traçado em curva, formato que interfere na visibilidade do condutor e do pedestre. 

 

Como funciona

Dotado de um conjunto de luzes acionado por inteligência artificial, o sistema identifica automaticamente a presença humana na faixa de pedestres. Ao sinal de que alguém se põe em movimento, a iluminação dinâmica é ativada, e feixes de luz são lançados sobre o caminhante, desde o início até o final de sua travessia.

 

As luzes ainda são acionadas de forma independente a pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa, o que aumenta a visibilidade dos que fazem o percurso a pé e chamam a atenção do condutor.

 

Desenvolvido em caráter piloto, o projeto está em fase inicial de pesquisa. “Nossa expectativa é que a iluminação dinâmica aumente significativamente a velocidade de resposta visomotora dos motoristas, para que eles tenham a capacidade de frear a tempo e evitar atropelamentos”, afirma Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para a Preservação de Vidas no Trânsito na AMC.

 

Outra ação programada, possível graças a uma câmera acoplada ao sistema, é registrar o fluxo de pedestres, e monitorar e supervisionar como é feita sua travessia, se na faixa ou fora dela.

 

O estudo também passa por averiguar qual a eficácia do sistema em horários de baixa circulação nas ruas: “Durante a madrugada, por exemplo, motoristas podem dirigir mais cansados, o que pode afetar a visualização de pedestres. Vamos analisar se o sistema pode ser decisivo para alertar o condutor que há alguém realizando a travessia em momentos de menor atenção”, destaca o representante da AMC.

 

Facho de luz acompanha e dá segurança na travessia dos pedestres. Foto: Daniel Calvet/Pref. de Fortaleza

 

Referência em segurança viária

Fortaleza foi escolhida para receber o projeto-piloto do SecurOS Soffit por ter se tornado referência nacional de segurança viária nos últimos anos. Em 2022, a capital registrou o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. Foram 158 óbitos nas vias da cidade, número 58% menor em relação ao do ano de 2014, no qual 377 pessoas perderam a vida.

 

Entre as políticas de mobilidade urbana implementadas destacam-se a readequação da velocidade para 50 km/h em ruas e avenidas com alta taxa de acidentalidade; as intervenções voltadas ao pedestre como travessias elevadas, extensão de calçadas, esquina segura, praças vivas e áreas de trânsito calmo, com a moderação de vias com velocidade máxima de 30 km/h; faixas de retenção para motocicletas; além da ampliação da rede cicloviária e das faixas exclusivas de ônibus.

 

Leia também:
Maioria das cidades na Grande Fortaleza não têm faixas para ciclistas
Fortaleza adota cartilha da mobilidade sustentável
Ruas de Fortaleza ganham áreas ampliadas para pedestres
Fortaleza: usuários aprovam ciclofaixas, mas pedem fiscalização
Em Fortaleza, uma faixa com 40 m de extensão!


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário