Mudanças nas favelas e também em projetos no asfalto. A Secretaria municipal de Obras terá que alterar parte do traçado do BRT Transcarioca (Barra da Tijuca-Aeroporto Internacional Tom Jobim) no trecho que passa por Olaria. A decisão foi tomada por exigência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para a concessão da licença prévia da segunda etapa das obras, entre a Penha e o Aeroporto, como informou a coluna Negócios & Cia, de Flávia Oliveira.
A licença ambiental abre caminho para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) repassar R$500 milhões de um empréstimo de R$1,1 bilhão firmado com o município para a obra. Em agosto, o Tribunal de Contas da União (TCU) condicionou a liberação da verba à licença.
O Inea atendeu ao apelo dos moradores da Estrada do Engenho da Pedra, onde quase 400 residências teriam que ser demolidas para a passagem do BRT, caso o projeto não fosse alterado. Eles sugeriram e o Inea acatou que o BRT passasse pela Rua Uranos, em cuja trecho em Olaria tem 220 imóveis vazios.
- O traçado original até poderia ser mantido. Mas a prefeitura precisaria esclarecer tecnicamente porque a mudança não seria possível. As explicações teriam que passar pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) que poderia ou não concordar com as explicações. Isso mostra como a participação de moradores nas audiências que discutem os projetos é importante - disse a presidente do Inea, Marilene Ramos.
O novo traçado será detalhado durante a execução do projeto. Essa não foi a primeira alteração do Transcarioca. Em Jacarepaguá, por exemplo, mudanças ocorreram na Taquara para reduzir as desapropriações.
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