Nova licitação para 63 km de corredores de ônibus em SP sai em fevereiro

Afirmação é do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que esteve na Paulista para vistoriar a construção dos 4 km de ciclovias

Notícias
 

Fonte: G1 SP  |  Autor: Paulo Toledo Piza  |  Postado em: 30 de janeiro de 2015

Jilmar Tatto visita obras da ciclovia na Paulista

Jilmar Tatto visita obras da ciclovia na Paulista

créditos: Paulo Toledo Piza

 

O secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, afirmou nesta quinta-feira (29) que a nova licitação para a construção 63 km de corredores de ônibus, no valor total de R$ 2 bilhões, será publicada em fevereiro. Tatto esteve nesta manhã na Avenida Paullista para vistoriar a construção dos 4 km de ciclovia.

 

A licitação dos corredores será em Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modelo amplamente usado durante a Copa do Mundo. A ação anterior foi cancelada após o Tribunal de Contas do Município (TCM) apontar falhas no processo de contratação, como falta de recursos orçamentários.

 

Entre os trechos cancelados estão parte dos corredores que serão construídos na Radial Leste, no eixo Avenida dos Bandeirantes - Avenida Salim Farah Maluf e na perimetral Itaim Paulista - São Mateus. O secretário afirmou esperar que o atraso não afete a previsão de entregar, até o fim de 2016, 150 km de corredores. "Se conseguirmos fazer o processo licitatório no primeiro semestre e não tiver transtorno na obra", afirmou.

 

Até o momento, a Prefeitura entregou 2 km de corredores. Outros 94 km já foram contratados pela SPObras, e parte deles está em construção. As licitações começaram todas na gestão de Gilberto Kassab (PSD) e foram concluídas na gestão Haddad, e algumas delas têm prazos de conclusão longos, de 36 meses.

 

Os corredores são estruturas à esquerda, totalmente segregadas do trânsito, como os das avenidas 9 de Julho e Santo Amaro. São diferentes das faixas exclusivas, que ficam à direita e têm presença dos carros para conversões em ruas à direita. As faixas se tornaram uma das principais marcas da gestão Haddad. Em pouco mais de dois anos, a Prefeitura de SP inaugurou 464,6 km.

 

Tatto aproveitou o evento desta manhã para comparar as obras da Prefeitura com as do governo do estado. "Tenho certeza do seguinte: os corredores do prefeito Fernando Haddad serão entregues antes que o monotrilho do governador Geraldo Alckmin." A construção da Linha 17-Ouro, que em uma primeira fase irá ligar o Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, enfrenta sucessivos atrasos.

 

Ciclovia

O secretário acrescentou que a ciclovia da Paulista deve ficar pronta, como o previsto inicialmente, até junho. "Não vai causar transtornos, porque vai ser necessário estreitar somente 10 cm de cada faixa", disse.

 

Quando pronta, a via exclusiva de bicicletas terá 4 km e fará conexão com as seguintes ciclovias: Rua Itápolis, Rua Pamplona, Avenida Doutor Arnaldo, Rua Frei Caneca, Haddock Lobo, 13 de Maio, Rafael de Barros e Vergueiro.

 

Leia também:


Consórcio reduz ritmo das obras da linha 4 do Metrô de SP

A situação do sistema de ônibus em SP

"Tarifa Zero é uma proposta para valer, não é utópica"

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário