Cidades para crianças

Leia o Editorial da Newsletter semanal de número 158 do Mobilize Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 30 de abril de 2015

Conheça o novo blog do Mobilize Brasil

Conheça o novo blog do Mobilize Brasil

créditos: Divulgação/Emdec


E também jovens, idosos, adultos, cadeirantes, pobres, ricos, pessoas de todas as cores...


Passos e Espaços, Crianças na Cidade  é o novo blog do Mobilize Brasil. Editado pela mãe e urbanista Irene Quintáns, o pretende olhar as cidades sob o ponto de vista dos pequenos cidadãos, que tentam brincar, caminhar, andar de bicicleta e aprender algo sobre a vida em seus trajetos urbanos.


Crianças são a parte mais delicada das cidades, qualquer cidade. São também os seres mais prejudicados pelas transformações urbanas: onde havia um terreno vago, há agora um shopping, um edifício alto, um estacionamento, ou uma grande avenida. 


Sem espaço, privadas dos lugares abertos à invenção de jogos, inventaram-se as crianças com agenda lotada e pouco tempo para brincar e socializar-se. Tevê, celular e computadores ocupam as horas restantes.


Mas, basta uma praça provisória ou um parklet e elas surgem, sabe-se lá de qual corredor escuro, no cair da tarde, com suas bolas, cordas de pular e giz colorido. Ocupam as calçadas, desenham no chão, delimitam campinhos de futebol, ou pintam o velho e esquecido esquema do jogo da amarelinha, de 1 a 10. 


O jogo pode ser uma metáfora de qualquer processo evolutivo: exige precisão, equilíbrio e habilidade para lidar com as regras e avançar até a casa do Céu. Serve perfeitamente para ilustrar o esforço que fazemos para humanizar nossas cidades. Por enquanto não passamos da casa cinco, mas estamos avançando, aos pulinhos, tropeços e escorregões.


PS.: Semana passada divulgamos o relatório final da campanha Sinalize!, com um breve ranking sobre a sinalização para pedestres, ciclistas e usuários de transporte público em algumas capitais do país. O estudo repercutiu bem em jornais, telejornais e rádios de Manaus, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. 


Bom feriado a todos!




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário