"Calçada também precisa de projeto", diz arquiteto

O arquiteto Benedito Abbud defende que calçadas, ruas e praças nas nossas cidades sejam planejadas cuidadosamente, com pisos drenantes, arborização e bancos para descanso

Notícias
 

Fonte: Revista Prisma  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize Brasil*  |  Postado em: 05 de dezembro de 2015

Perspectiva artística de calçada verde com piso dr

Perspectiva artística de calçada verde com piso drenante

créditos: Divulgação / Benedito Abbud

Conhecido nacionalmente, o arquiteto paisagista Benedito Abbud defende programas de arborização de vias e praças públicas, e alerta para o cuidado com o projeto, que segundo ele deve ser sempre bem detalhado, mesmo que a obra seja uma singela calçada. Nesta entrevista reproduzida pelo Mobilize*, o profissional sugere ainda que, para enfrentar os efeitos da mudança climática e a crise hídrica, os projetos devem incorporar soluções de pavimentos drenantes, que permitem à chuva correr até as reservas de água do subsolo. 


Benedito Abbud  
Foto: Arquivo


Crise da água, falta de vegetação... as cidades viraram lugares hostis? 

Cinquenta anos atrás, as cidades brasileiras tinham grandes áreas arborizadas. Hoje, há muito mais área construída, com a consequente impermeabilização do solo e poucas áreas verdes. As árvores que restaram nas calçadas estão pavimentadas até o pescoço. Daí o fenômeno das ilhas de calor, que provoca mudanças importantes no clima das cidades. Em São Paulo, dentro da área urbana, há diferenças de temperatura de até 10 graus entre os parques e as regiões muito edificadas. 

 

Como melhorar o paisagismo nas ruas e calçadas? 

Em primeiro lugar, hoje temos enorme variedade de materiais e técnicas que permitem a pavimentação sem a impermeabilização do solo. Podemos pegar a água da chuva e em vez de mandá-la por um tubo direto para a rede de águas pluviais, e dali para os rios, gerando enchentes, podemos controlar e conduzir essa água para realimentar as reservas subterrâneas de água. Mas não há soluções universais, nem espécies vegetais, que sirvam para qualquer lugar. É possível e recomendável a combinação inteligente entre pedras, madeira, placas de concreto, piso intertravado etc. 

 

Campanha Calçadas do Brasil 2019: Participe do financiamento coletivo


 

Você quer dizer pisos de concreto poroso? 

Sim. Há alguns anos nós desenvolvemos um sistema de placas de concreto drenantes, que deixam a água penetrar no solo. O trabalho foi feito em parceria com uma empresa de pré-fabricados de concreto e já é aplicado em inúmeras obras do país. É um produto simples, que utiliza agregado graúdo, permitindo a formação dos poros que deixam a água passar. Há também pisos de pavimentos intertravados fabricados com essa característica. Pisos drenantes podem ter vários formatos, em várias espessuras, para receber diferentes cargas. As peças drenantes de concreto devem ser assentadas sobre areia, mas com um filtro de brita embaixo, para permitir a passagem da água para o subsolo. 

 

Esses sistemas drenantes podem ser usados em qualquer situação? 

Insisto, não existem soluções universais. Cada lugar tem um tipo de solo, um certo nível de chuvas, clima diferente e também uma cultura específica. Cada solução precisa ser estudada em um projeto bem-detalhado. Uma calçada, por exemplo, parece ser uma construção simples, mas para se ter uma obra de boa qualidade, durável, é necessário estudar o solo, talvez incluir um sistema subterrâneo de drenagem, e eleger os tipos de pavimento que poderão ser combinados. É preciso um projeto. 

 

Projeto de calçada? 

Sim, um projeto bem-detalhado. Veja o caso daquelas rampas de garagens em ruas muito íngremes. Elas acabam gerando degraus, que dificultam a passagem de cadeirantes e carrinhos de bebês. Falta um projeto que defina como serão essas rampas, que resolva os problemas de drenagem, estabeleça a largura dos canteiros e defina a posição das árvores e eventuais mobiliários urbanos. O projeto deve definir as faixas que serão pavimentadas com pavers, com pedras, as áreas a serem cimentadas e as formas de evitar que a água se acumule e atrapalhe as pessoas. 

 

Calçada e ponto de ônibus, em projeto para a Casa Cor 204. Foto: Divulgação

 

*Entrevista publicada originalmente na revista Prisma, nº 56, março de 2015, e editada especialmente para o portal Mobilize

 

Leia também:
Campanha Calçadas do Brasil 2019: Participe do financiamento coletivo

Fotos sobre tapume propõem olhar mais atento à calçada paulistana 

Teresina: plano diretor inclui bike, calçadas e até arborização

Calçada Cilada: 41 prefeituras recebem as denúncias; duas já deram retorno 

São Paulo vai construir 1.000 km de calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Luiz Baqueiro - 14 de Fevereiro de 2016 às 21:49 Positivo 2 Negativo 0

Nossas cidades precisam se HUMANIZAR. Ou melhor: precisamos resgatar a escala humana em nossas cidades. Plano Diretor de Arborização Qualitativa! Plano Diretor de Calçadas Urbanas e: frutos desses Planos, excelentes projetos para ruas, calçadas e etc

Ricardo - 26 de Outubro de 2015 às 01:20 Positivo 1 Negativo 0

CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO QUANDO O ASSUNTO FOR PAISAGISMO E ARBORIZAÇÃO.

Lúcio Dias Da Silva Filho - 18 de Outubro de 2015 às 01:06 Positivo 2 Negativo 0

" RUAS VERDES " é muito óbvio isso. essa é a proposta do meu projeto conceito denominado " RUAS VERDES " o que este arquiteto defende é exatamente o que todas as prefeituras já deveriam ter feito. É o que todos os cidadãos principalmente os que adqui

Clique aqui e deixe seu comentário