Segurança no trânsito é tema de fórum que abre amanhã (11) em SP

Fórum Via Futuro, que acontece amanhã e depois (11 e 12), debaterá temas de segurança e avaliará o país em relação à meta da ONU de reduzir em 50% as mortes no trânsito

Notícias
 

Fonte: Ministério das Cidades  |  Autor: Mobilize/ Assessoria do Ministério das Cidades  |  Postado em: 10 de novembro de 2015

Fórum debate segurança no trânsito do Brasil

Fórum debate segurança no trânsito do Brasil

créditos: Reprodução

 

Dias 11 e 12 de novembro, amanhã e quinta-feira, realiza-se São Paulo o "Fórum Via Futuro – Segurança no Trânsito",  que debaterá a segurança no trânsito em território brasileiro, e servirá de referência para a Conferência da ONU, em Brasília, que avaliará os avanços do tratado assinado pelo Brasil em Moscou, em 2010. O evento tem apoio do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do Ministério das Cidades e é uma realização da Companhia Paulista de Desenvolvimento e da Sem Parar Comunicações.

 

Técnicos e especialistas de diferentes áreas da sociedade civil – empresas, instituições, universidades e o setor público nacional– vão discutir os avanços no desenvolvimento de novas tecnologias, o treinamento e a formação de condutores, a engenharia de tráfego e, sobretudo, a mobilidade e a segurança de pedestres, ciclistas, condutores e passageiros.

 

Principal causa de mortes de jovens no Brasil 

Principal causa de mortes de crianças e adolescentes de até 14 anos no Brasil, os acidentes relacionados ao trânsito são, no entanto, um problema de alcance global. No mundo todo, eventos desse tipo são responsáveis pela maior parte das mortes de jovens na faixa dos 15 aos 20 anos de idade. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), que definiu os próximo período como a “Década de ações para a segurança no trânsito”, diariamente morrem em ruas e estradas de diferentes países cerca de 3 mil pessoas. E, se nada for feito, no ano de 2020 o trânsito vai matar 1,9 milhão de indivíduos e deixar outros 50 milhões com alguma sequela.

 

“Além de representar uma deficiência estrutural das grandes cidades, a questão do trânsito é um problema de saúde pública. Por isso, o poder público precisa atuar nesse tema com extrema responsabilidade. Precisamos discutir sobre os avanços urbanísticos que desejamos, assim como formas de mudar a cultura da sociedade em relação aos pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros”, salienta o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. 

 

Ações desenvolvidas no Brasil

Entre as medidas adotadas no Brasil visando a redução de mortes durante este próximo período destaca-se o “Pacto Nacional pela Redução de Acidentes - Um Pacto pela Vida”, que faz parte do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência no Trânsito.

 

Outros exemplos a serem discutidos durante o fórum são: a Lei Seca, que determina intolerância total ao álcool na direção e penalidades mais severas aos infratores; o uso de capacetes para motociclistas e passageiros e coletes de segurança para profissionais; a utilização de simulador na capacitação de motoristas. 

 

A abertura do evento será feita pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

 

Mais informações no site do Ministério das Cidades


Serviço:

Evento: Fórum Via Futuro – Segurança no Trânsito

Data: 11 e 12 de novembro de 2015

Local: Hotel Renaissance – Alameda Santos, 2233 – São Paulo

Horário da abertura: 9h

 

Leia também:

Garantir segurança do pedestre, primeiro passo para melhorar o trânsito, defende especialista 

Empresas de ônibus de PE serão multadas por rodar sem equipamento de segurança 

Faixa de pedestres no asfalto provoca debate sobre segurança em SP 

Cadeirinha no transporte escolar: a criança em primeiro lugar 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário