Primeiro trecho da ciclovia de Boa Vista vai beneficiar moradores da Zona Oeste

São cerca de 900 metros entre as ruas Carmelo e Rosa Oliveira, próximo ao Parque Germano Augusto Sampaio

Notícias
 

Fonte: Roraima em Foco  |  Autor: Gleyde Rodrigues  |  Postado em: 29 de janeiro de 2016

Ciclovia da Avenida Carmelo

Ciclovia da Avenida Carmelo

créditos: Diego Dantas

 

O primeiro trecho da ciclovia que vai ligar a Zona Oeste à Leste de Boa Vista já está liberado para os ciclistas. São cerca de 900 metros entre as ruas Carmelo e Rosa Oliveira, próximo ao Parque Germano Augusto Sampaio, bairro Pintolândia. A inauguração ocorreu nessa quarta-feira (27) com um passeio que reuniu grupos de ciclismo da capital. Eles saíram da praça Fábio Marques Paracat, no Centro, e seguiram até o bairro Pintolândia, onde puderam testar a pista. A prefeita Teresa Surita participou da pedalada.

 

No total, serão construídos cerca de 50 km de ciclovia, que vão passar por vários bairros da cidade. O trecho inaugurado possui sinalização horizontal e vertical para garantir maior segurança para os ciclistas. Ao entregar a ciclovia para a população, a prefeita Teresa Surita citou a importância da obra.

 

“Hoje nós estamos inaugurando a primeira etapa e vamos chegar até o bairro Caçari. A bicicleta é um meio de transporte que você usa para trabalhar, para se divertir, você usa na periferia e no Centro. Então, nada mais justo do que você andar com segurança. Nós estamos sinalizando as ruas, fazendo as ciclovias e ciclofaixas e dando condições para que as pessoas possam usar a bicicleta sem a preocupação de acidentes”, ressaltou Teresa.

 

Segurança

Quem testou, aprovou a primeira ciclovia de Boa Vista. Segurança e praticidade foram os itens mencionados pelo pedreiro Antônio Conceição Abreu, 47 anos, morador do bairro Dr. Silvio Botelho. A bicicleta é o meio de transporte que ele usa para ir ao trabalho, muitas vezes, do outro lado da cidade. Numa das viagens, seu Antônio escapou por pouco de um acidente de trânsito. “Agora eu vou mais tranquilo trabalhar, sem o medo de ser atropelado. Sem contar que a ciclovia vai diminuir o tempo que eu gasto para chegar ao serviço”, destacou.

 

Só em 2015, foram registrados 156 acidentes envolvendo ciclistas em Boa Vista, segundo dados do Detran. Um deles morreu após ser atingido por um carro. As ciclovias vão reduzir este índice. “A gente anda certinho, com os equipamentos de segurança, toma todo cuidado nas ruas, mas alguns motoristas não respeitam o ciclista. Agora a gente não precisa mais dividir espaço com os carros. É mais seguro”, comentou o assistente administrativo Cláudio Damasceno, 42 anos.

 

A ciclovia faz parte do maior Projeto de Mobilidade Urbana que Boa Vista já teve. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro deste ano. Os recursos para a construção foram viabilizados pelo senador Romero Jucá que esteve presente na inauguração do primeiro trecho.

 

“Foi um esforço muito grande, mas nós conseguimos o recurso e a prefeitura está aplicando muito bem. Esse Projeto de Mobilidade Urbana é muito importante, porque além da ciclovia, contempla o asfaltamento, a acessibilidade e os pontos de ônibus. Tudo isso vai melhorar a qualidade de vida da população”, declarou.

 

Leia também:

Primeira ciclovia de Boa Vista começa a ser construída 

Moradores de Boa Vista (RR) reclamam da falta de transporte público 

Boa Vista passa a ter frota de ônibus acessível 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário