Entidades protestam por preservação do canteiro central de avenida em Teresina (PI)

Manifestantes denunciam que obra na av. Frei Serafim, no centro, vai destruir um local histórico, retirar o passeio dos pedestres e não ajudará a melhorar o trânsito

Notícias
 

Fonte: Portal AZ  |  Autor: Portal AZ  |  Postado em: 31 de março de 2016

Local histórico em avenida de Teresina pode ser de

Local histórico em avenida de Teresina pode ser destruído

créditos: Durvalino Couto

 

Membros do CAU/PI (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí) estiveram presentes na manifestação ocorrida na noite de terça-feira (29) na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, para protestar a favor da preservação do canteiro central da avenida. De acordo com o presidente do Conselho, Emanuel Rodrigues, o Ministério Público do Estado já ingressou com uma ação preventiva pelo embargo da obra.

 

Na visão dos organizadores do evento em defesa da preservação da avenida, a obra, além de prejudicar o passeio de pedestres, deve depredar e desconfigurar completamente um dos maiores símbolos históricos de Teresina. Além disso, os organizadores apontam que as modificações na avenida não garantem maior fluidez para o trânsito, nem mais conforto para as pessoas.

 

“O Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana deste ano envolve a retirada do canteiro central da avenida Frei Serafim prejudicando assim o patrimônio da capital que é o ícone de divisa entre as zonas Norte e Sul de Teresina. Somos contra essa modificação por entendermos que irá destruir parte da história da capital”, afirma Emanuel Rodrigues.

 

O projeto visa construir oito pontos de ônibus no local do canteiro. Além de arquitetos, participaram ainda da manifestação ciclistas do “Pedal Noturno”, membros do Crea-PI (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí), Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e OAB-PI.


Leia também:

Ponte só para carros. Obra em Teresina destrói o verde e espreme pedestres e ciclistas

Uma ponte, mais um beco sem saída

Árvores cortadas, praças destruídas... O trauma ambiental na obra de 8 terminais em Teresina 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário