Prefeitura do Recife anuncia recuperação de 134 km de calçadas

Projeto de 2013 é retomado em final de gestão. Obras do primeiro lote - 10,9 km de calçadas em 12 vias de grande circulação - devem iniciar ainda este ano

Notícias
 

Fonte: Semoc/ Portal da Prefeitura  |  Autor: Semoc/ Portal da Prefeitura  |  Postado em: 24 de agosto de 2016

Calçada da Av. Conde da Boa Vista, em obras no iní

Calçada da Av. Conde da Boa Vista, em obras no início do mês

créditos: Irandi Souza/PCR

 

A Prefeitura do Recife apresentou na tarde desta terça-feira (23) os detalhes do primeiro lote de passeios públicos que serão requalificados no Recife, em um projeto (de 2013) que prevê a requalificação de 134 km de calçadas e mais 56,3 mil m² de largos. 

 

Nesta primeira etapa, serão 10,9 km de calçadas em 12 importantes vias da cidade. As obras estão orçadas em aproximadamente R$ 11 milhões, com recursos provenientes do governo federal e contrapartida municipal. O edital de licitação foi publicado na edição desta terça (23) do Diário Oficial do Município. As obras devem iniciar ainda este ano.

 

Ao todo, serão 114 ruas e 12 largos divididos em áreas estratégicas da cidade e contemplando todas as Regiões Político Administrativas (RPAs). 

 

“Há três anos esperamos por este momento. Captamos recursos e agora é o momento de fazer uma transformação grande nas calçadas da cidade. O caminho é longo, mas é um passo definitivo. Fizemos escolhas estratégicas. São corredores com grandes equipamentos públicos”, explicou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga.

 

A presidente Empresa de Urbanização do Recife (URB), Norah Neves, detalhou o projeto. “A escolha das ruas foi feita seguindo diretrizes específicas. Cada rua foi estudada em detalhes e vamos requalificar as calçadas observando as particularidades, como no caso da Avenida Oliveira Lima. Vamos nivelar a rua com a calçada, proibir o estacionamento dos carros nos trechos em que as árvores estiverem ocupando o espaço dos pedestres e colocar balizadores para delimitar o novo percurso. Vamos garantir acessibilidade para todos os passantes e a preservação de árvores antigas e calçadas históricas”, promete a gestora.

 

Dez lotes

As vias foram divididas em dez lotes e a perspectiva é licitar o segundo ainda este ano, contemplando corredores como as avenidas Rosa e Silva, Rui Barbosa e João de Barros. Além da recuperação do piso, serão realizadas soluções com rampas de acessibilidade, percursos legíveis, preservação dos passeios históricos, paisagismo, entre outras melhorias. O objetivo é garantir o conforto, a segurança do pedestre ao caminhar e a conectividade com a rede de transporte público. A pavimentação dos passeios será feita em concreto moldado in loco e bloco intertravado, respeitando as características de cada rua. 

 

As primeiras vias beneficiadas são: Avenida Oliveira Lima (Soledade); Avenida Mário Melo (Santo Amaro); Estrada do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus e Rua Carlos Gomes (Cordeiro); Ruas do Riachuelo, dos Coelhos e João Lira (Boa Vista); Rua Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira); Avenida Barão de Souza Leão (Boa Viagem); Ruas Augusto Calheiros e Santos Araújo (Afogados) e a Rua Maria Irene (Jordão). 

 

Segundo a Prefeitura, desde 2013 obras de recuperação de calçadas vêm ocorrendo, com melhoramentos em canteiros centrais, praças, parques, linhas d’água (canais, rios etc.) e imóveis públicos municipais localizados em diversos corredores viários da cidade. Foram 84,1 km recuperados em calçadas desde então, informa o executivo, além de outras que estão em andamento na cidade.

 

Leia também:

Calçadas do Recife: um desafio permanente para o pedestre 

A eterna dificuldade dos pedestres em atravessar as ruas do Recife 

A mobilidade do pedestre no Recife é debatida em programa de rádio


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário