Mesmo interditada, ciclovia Tim Maia continua sendo utilizada no Rio

Guardas municipais orientam usuários, mas não são respeitados. Ainda não há uma previsão para reabertura da pista

Notícias
 

Fonte: G1 Rio  |  Autor: G1 Rio  |  Postado em: 30 de agosto de 2016

Ciclistas e pedestres se arriscam em trecho ainda

Pessoas se arriscam em trecho ainda interditado

créditos: G1

 

Sem ter por onde passar, ciclistas e pedestres simplesmente ignoram os avisos de interdição da Ciclovia Tim Maia, que desmoronou em abril, em São Conrado, na Zona Sul, e se arriscam utilizando a via. Há guardas municipais no local orientando as pessoas a não passar pelo trecho interditado, mas a maioria segue pela pista proibida. Quem respeita o bloqueio, tem que dividir espaço com os carros no meio da rua.

 

“Um guarda disse diz ´Oh, não passa não’. Eu passo. Ele vai conseguir me pegar? Não vai, né?", contou o maratonista Cícero Damião. No entanto, tem gente que diz que nem recebeu orientação. "Tem uns guardas municipais, mas não falaram nada. Absolutamente nada. Não deram nenhuma orientação”, disse o cirurgião plástico Ivan Sambrano.

 

Um trecho da ciclovia está bloqueado desde o acidente que matou duas pessoas, em abril. Uma onda forte fez parte da estrutura desabar. Em julho, o Ministério Público denunciou 14 pessoas à justiça por homicídio culposo - aquele não há intenção de matar. Segundo o inquérito, a principal falha foi os engenheiros não terem previsto a incidência de ondas na ciclovia.

 

No domingo (28), havia somente um guarda municipal na ciclovia. "O pessoal foi passando e eu fui junto", disse o eletricista Roberto Souza que passava no local.

 

Uma placa alerta que que é proibido passar a pé ou de bicicleta e em vários pontos da ciclovia foram colocados blocos de concreto para impedir a passagem, inclusive em São Conrado, onde começa o trecho elevado.

 

As faixas de interdição foram arrancadas e muita gente ainda insiste em passar, mesmo sabendo da proibição.

 

A Justiça determinou que a prefeitura só pode reabrir a ciclovia depois que apresentar o laudo de uma perícia feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) por uma equipe da Coppe da UFRJ, atestando que há total segurança para a população.

 

O promotor Bruno Bezerra diz que a prefeitura não enviou o laudo da obra e que é importante a perícia porque vai garantir a segurança da ciclovia para evitar novos acidentes. “Como a via está interditada e é dever do município resguardar essa interdição entendemos que as pessoas não deveriam estar usando essa ciclovia e a responsabilidade é do município em cumprir essa interdição”, disse o promotor.

 

Por enquanto não há data para reinauguração. Muita gente diz que a liberação da ciclovia já deveria ter acontecido. “Está demorando demais. A população toda aqui quer. Todo mundo é usuário disso aqui, vai para o Leblon, volta, o turismo gosta”, disse o engenheiro Luiz Augusto Ribeiro.

 

Leia também:

Usuários de novos trechos do BRT economizam até três horas por dia 

Tarifa poderia ser reduzida a 1/4 se transporte público tivesse prioridade 

Falta de estrutura no transporte coletivo afeta a vida das mulheres 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário