Agenda

ABR
26
ABR
28
Aprenda a desenhar Ruas Completas (curso intensivo)

Data: 26 a 28 de abril de 2022
Cidade: Todas as cidades brasileiras
Local: On-line
Organizador: Ariadne Samios, Bruno Batista, Janaina Amorim

Resumo: Este curso intensivo avaliará os fatores que devem ser levados em conta na hora de desenhar uma 'Rua Completa', e dará orientações sobre como planejar um projeto viário seguro, acessível e confortável para todos.

 

Organizado por iniciativa de três especialistas em mobilidade ativa*, o curso (ao vivo e on-line) é indicado para estudantes, projetistas, urbanistas, gestores públicos, geógrafos, pedagogos, engenheiros de transportes e interessados em planejamento e mobilidade urbana. 

 

O que são Ruas Completas? 

São ruas para todos, projetadas e operadas para permitir o acesso seguro a pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros de transporte coletivo, de todas idades e habilidades (National Complete Streets Coalition). Uma rua pode se tornar mais ou menos completa à medida que atende ou não às demandas existentes na via para todos os usuários com conforto, segurança e acessibilidade.

 

Curso Ruas Completas

São oferecidos dois tipos de inscrição:

- Curso teórico (apenas conteúdo): com aulas nos dias 26 e 27 de abril, das 19h às 21h30

- Curso teórico + prático (com conteúdo e atividade prática no último dia): com aulas nos dias 26, 27 e 28 de abril, das 19h às 21h30 (30 vagas disponíveis).

 

Não há pré-requisito para participar, e todos os alunos participantes receberão certificação. O conteúdo também será disponibilizado em PDF. 

 

*Professores 

- Ariadne Samios: formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado em Engenharia de Transportes pela mesma universidade. Trabalha há 10 anos com projetos relacionados ao incentivo da mobilidade ativa, segurança viária e à melhoria da acessibilidade nas cidades brasileiras. Atua com o conceito de Ruas Completas desde 2017, tendo trabalhado na implantação de ruas mais seguras, sustentáveis e inclusivas em diversas capitais brasileiras.

 

- Bruno Batista: tem mestrado em Engenharia de Transportes pela UFRGS, é graduado em Engenharia Civil, com ênfase em transportes, pela mesma instituição. Estudou Planejamento Urbano na Universidade de Groningen, na Holanda, e já trabalhou em projetos relacionados com temas como mobilidade ativa, segurança viária, urbanismo tático, ruas completas, infraestrutura cicloviária, acessibilidade e planejamento urbano em mais de 20 cidades, a maior parte na América Latina.

 

- Janaina Amorim: Arquiteta Urbanista, pós graduada no Curso Intensivo Refazendo a Paisagem (Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona) e mestre em Transporte Transportes pela Escola de Engenharia da UFMG, com o tema da dissertação: Influência do Ambiente Urbano, na escolha do Transporte Ativo e sua relação com sedentarismo das pessoas. Trabalha há 16 anos com projetos urbanos (viários e cicloviários) e é sócio-diretora da empresa Metrics Mobilidade.

 

Mais informações e inscrições, clique neste link.

 


Aprenda a desenhar Ruas Completas (curso intensivo)

Curso ensina como desenhar 'Ruas Completas'. De 26 a 28/4

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário