Agenda

MAR
20
ABR
10
ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbana

Data: 20/03/2023 a 10/04/2023
Cidade: Todas as cidades brasileiras
Local: Inscrições abertas
Organizador: Fundação Grupo Volkswagen e Artemisia

Resumo: O programa ImpactaMOB, uma parceria entre Fundação Grupo Volkswagen e Artemisia, está com as inscrições abertas para a 2ª edição. A iniciativa selecionará negócios alinhados à temática, que tenham alto potencial de impacto positivo em escala.

 

A proposta é apoiar a implementação de projetos-piloto, com suporte financeiro de até R$ 300 mil distribuídos entre três negócios; acesso a mentores e especialistas; e acompanhamento para o desenvolvimento das soluções. 

 

As inscrições podem ser feitas até 10 de abril pelo site da Artemisia. Clique aqui.

 

Temas do programa

Estão credenciados à inscrição empreendedores de impacto que atuam com mobilidade urbana; possuam negócios já estabelecidos, estruturados e em operação; e que suas soluções busquem beneficiar a sociedade – em especial, a população de menor renda –, ajudando a tornar a mobilidade urbana mais democrática, acessível, segura e sustentável. 

 

Além disso, o programa busca negócios que atuem com mobilidade e tenham intencionalidade de gerar impacto, em temas como: 

 

- Transformar as pessoas nos principais ativos da mobilidade urbana (soluções que buscam superar desafios de mobilidade com foco nas necessidades das pessoas, conferindo autonomia no planejamento, na segurança e eficiência de tempo e custo).

- Diminuir as distâncias e desigualdades entre centro e periferias (soluções que propõem a diminuição das distâncias e/ou desigualdades entre regiões centrais, periféricas e/ou rurais).

- Melhorar a logística para facilitar o acesso a serviços básicos (soluções que impulsionam a economia de áreas urbanas ao tornar a mobilidade logística sustentável e de possível acesso a todos, transpondo particularidades geográficas e reduzindo custos).

- Garantir um transporte acessível, seguro e sustentável aos trabalhadores (soluções que possibilitem aos trabalhadores de menor renda um deslocamento mais efetivo e saudável até o trabalho).

- Ampliar e garantir a acessibilidade dos meios de transporte (soluções que ofereçam e ampliem a autonomia para que todos tenham assegurado o direito de se locomover nas cidades).

- Tornar a mobilidade urbana sustentável e integrada ao meio ambiente (soluções que utilizem matrizes energéticas mais sustentáveis, contribuindo com a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera de forma acessível).

- Promover a melhoria da qualidade dos transportes coletivos (soluções que otimizam custos e garantem qualidade, conforto e segurança no transporte coletivo para todos, em especial para mulheres, crianças e idosos).

- Ampliar o uso de dados da mobilidade urbana nas estratégias e decisões (soluções que permitam a utilização de dados sobre trânsito para planejamento e tomadas de decisões relacionados à melhora da rede pública de transporte e ao desenvolvimento urbano, levando em conta a demanda local dos cidadãos.

 

Critérios

- Alinhamento com o tema: negócios com soluções dentro da temática de mobilidade urbana, que tenham propostas para torná-la mais acessível, segura e/ou sustentável.

- Impacto positivo: negócios capazes de gerar e mensurar impacto e/ou ambiental positivo  por meio do produto/serviço principal e/ou em sua cadeia de valor.

- Tipo de organização: é necessário ser uma empresa privada, com fins lucrativos e CNPJ ativo. 

- Maturidade: negócios que já estejam em operação, tração ou escala. É importante ter produto/serviço validado e operação ativa com vendas. 

- Sustentabilidade financeira: negócios que tenham modelos financeiramente sustentáveis, com  gestão financeira organizada, indicadores atualizados e projeções para o break even point (ponto de equilíbrio).

- Resultados: negócios que apresentam vendas recorrentes, com resultados mensuráveis e casos de sucesso da solução aplicada.

- Sócios e equipe: empreendedores e equipe que já tenham executado bons cases de sucesso, com pelo menos um ponto focal trabalhando pelo negócio em tempo integral.


ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbana

Inscrições abertas até 10/4 para o programa ImpactaMOB

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário